Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Alentejo na Expovinis Brasil
Os Vinhos do Alentejo regressam à principal feira profissional do setor na América Latina, a EXPOVONIS, que se realiza de 22 a 24 deste mês de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo

Uma dezena de produtores estará representada no espaço da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que também promove três provas comentadas por especialistas reputados.

Adega do Redondo, Casa Agrícola HMR - Vidigueira Wine Lands, Esporão, Henrique Uva / Herdade da Mingorra, Herdade da Ajuda Nova, Herdade dos Coelheiros, Herdade dos Cotéis, Herdade do Perdigão, Hacienda Branca Vineyard Estates e Monte Novo e Figueirinha são os produtores alentejanos que aproveitam o momento para apresentar ao público de São Paulo as mais recentes novidades. A representação alentejana estará concentrada nos stands E 49 e F 50 da EXPOVINIS.

Em simultâneo, a CVR Alentejana realiza em cada dia da feira uma prova comentada de vinhos da região, conduzida por especialistas conceituados. No dia 22 de abril (às 15 horas), Rui Falcão, crítico português de vinho, conduz a plateia na sessão "Vinhos Brancos do Alentejo", que se focará em castas como Antão Vaz e Roupeiro, que estão na base de muitos exemplares de alto gabarito e com invulgar capacidade de harmonização gastronómica.

No dia 23 (às 15 horas), o crítico brasileiro Alexandre Lalas conduz a sessão "Vinhos Tintos do Alentejo" que, entre outros, apresentará rótulos em que as castas Aragonez, Alicante Bouschet, Castelão, Touriga Nacional e Trincadeira constituem a base do corte.

Por fim, no dia 24 (às 17 horas), no espaço da ViniPortugal, Rui Falcão conduz os participantes por uma prova que focará "Aragonez e Outras Uvas do Alentejo", focando-se em grande parte dos cortes de vinhos tintos alentejanos.

O Brasil é dos principais mercados de importação de vinhos do Alentejo. Em 2014, a região alentejana, que é também a preferida à mesa dos consumidores portugueses, registou quase 3 milhões de litros de volume exportado para o mercado brasileiro, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

 

Fonte: WINE - A Essência do Vinho