Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Alentejo exportam mais 5% em 2014
Perto de um terço da produção exportada - 29% - teve o mercado europeu por destino. Os restantes 71% seguiram para fora da União Europeia. No mercado nacional, metade dos portugueses bebe vinho alentejano.

Os números são da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA): mais de 20 milhões de litros de vinho engarrafado e certificado vai para a exportação.

De acordo com o balanço da CVRA, do total de vendas, "29% foram para o mercado europeu e os restantes 71% para fora da União Europeia". Comparativamente a 2013, "houve um aumento de 5,10%".

Há vários principais mercados e "representam 93% do volume das exportações para fora da UE". A título de exemplo, em Angola "o crescimento foi na ordem dos 5%, o Brasil 15% e os Estados Unidos da América 6%".

De acordo com a CVRA, as exportações para países da União Europeia aumentaram 7% quando se for feita a comparação com o ano anterior.

São dados que "demonstram a aposta contínua dos agentes económicos dos Vinhos do Alentejo nos mercados de exportação".

O Alentejo é a região líder no mercado nacional

"Os vinhos do Alentejo são a maior categoria de vinho certificado, de qualidade, comercializado em Portugal", garante à Renascença a  presidente da CVRA, Dora Simões.

"Tem 47% de cota de mercado em valor e 45% em volume", concretiza a presidente da CVRA, considerando que se trata de "uma posição muito boa", tanto mais que "metade de todos os portugueses que consomem vinho bebe vinho do Alentejo".

Confortante é ainda ter a noção de que este "é um percurso feito apenas nos últimos 30 anos", embora a região detenha uma história ancestral quando se fala na produção de vinho.

Dora Simões realça ainda o facto do vinho alentejano estar "nas várias categorias de preço", fruto do trabalho incansável dos agentes económicos.

"Consegue ter um segmento, digamos assim, mais económico, de qualidade regular, mas consegue também atingir muito bons valores no topo de gama", remata a presidente da CVRA.

Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de vinha de 20 670,68 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC (Denominação de Origem Controlada) Alentejano é de 14 437,15 hectares.

 

Fonte: Rádio Renascença