Início\ Informação \ Notícias
Aposta digital e seminário de experiências na Rota dos Vinhos do Dão
É já no próximo dia 27 de Abril, no Solar do Vinho do Dão, que a CVRD dará o pontapé de saída da Rota dos Vinhos do Dão. Será digital, terá 41 aderentes e começa com um seminário

Os 41 aderentes da Rota dos Vinhos do Dão serão oficialmente conhecidos - e certificados com placas de sinalização - numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 27 de Abril no Solar do Vinho do Dão, em Viseu. O evento decorrerá no final de um dia em que responsáveis e especialistas sobre as temáticas do vinho e do turismo nacional irão debater e analisar em seminário as potencialidades enoturísticas da região.

Arlindo Cunha, presidente da CVRDão, Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, e João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, abrirão os trabalhos de um encontro em que participarão também Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro,  José Morgado Ribeiro, presidente da CIM Dão-Lafões e Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, que o encerrará.
Um vídeo promocional de cinco minutos revelará as potencialidades e perspectivas da nova rota enoturística. António Fontes, coordenador do estudo para a definição, estruturação e gestão da Rota dos Vinhos do Dão, fará a contextualização dos dados apresentados e desvendará as soluções encontradas.
Dora Simões, Presidente da CVRA, mostrará o caminho traçado pelo Alentejo até se tornar a Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014. A experiência internacional de sucesso será revelada por Tom Perry, da Região Demarcada de La Rioja, em Espanha.

Haverá ainda um painel de especialistas que debaterá as "Perspectivas para o Mercado do Enoturismo", com moderação do jornalista da RTP, Luís Costa, e intervenção inicial de Maria João de Almeida, jornalista e autora do "Guia do Enoturismo em Portugal", ficando a discussão do tema a cargo de Manuel Pinheiro, presidente da ANDOVI, Jorge Sampaio,  presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, João Marinho Falcão, da Vinitur, e de Alexandra Prado Coelho, jornalista de O Público.

Após o lançamento da Rota, os 41 produtores, donos de adegas e de enoturismos da região do Dão passarão a dispôr de uma plataforma de divulgação dos seus negócios à escala mundial. Uma aplicação mobile para smartphones e um site divulgarão os seus vinhos, revelarão a sua localização e mostrarão a sua oferta de serviços, sejam lojas, adegas ou enoturismos de qualidade.

Arlindo Cunha, presidente da CVRD, acredita que, com este roteiro organizado e certificado, os visitantes nacionais e estrangeiros podem agora "participar numa simples prova, visitar adegas ou quintas, comprar vinhos e outros produtos tradicionais no local, visitar monumentos, usufruir de serviços de restauração ou de alojamento devidamente identificados e sinalizados quanto ao tipo de oferta, seja a adega tipicamente familiar e tradicional ou o palácio mais sofisticado que possam imaginar.

 

Fonte: Revista de Vinhos