Início\ Informação \ Notícias
Albufeira acolhe 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal
De 16 a 18 de Maio, os vinhos nacionais vão estar em destaque no Espaço Multiusos de Albufeira, na sétima edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria Bacchus de Albufeira. Cerca de oitenta produtores das várias regiões vinícolas nacionais estarão presentes no certame que conta atrair mais de dez mil visitantes

A 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, iniciativa a cargo da Confraria do Bacchus de Albufeira afirma-se como uma das mais conceituadas e visitadas mostras de vinhos realizadas a sul do país e conta, nesta edição,atrair mais de dez mil visitantes. Com casa cheia no que toca aos expositores, o certame tem entrada gratuita. Para degustar os vinhos em exibição basta adquirir (por três euros) o copo alusivo ao evento.

Ao longo dos três dias da mostra, viticultores, enólogos, profissionais do sector e da restauração e apreciadores - sem esquecer os turistas que visitam a região - terão oportunidade de conhecerem o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.

A 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal integra, além da habitual degustação de vinhos, outros momentos atrativos: show cookings de tributo à dieta mediterrânica harmonizados com diferentes castas, workshops, provas comentadas, abertura de garrafa a fogo, sorteio de prémios pelos visitantes, momentos musicais e o já muito aguardado concurso de vinhos, com atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze nas diversas categorias em competição. A saber: tintos, brancos, rosés e licorosos, cujos prémios serão anunciados no jantar inaugural do evento, abrindo o apetite para os dias seguintes.

No total, as opções são várias, já que cerca de oitenta produtores de norte a sul do país vão estar no EMA, como é o caso das Casa de Sezim ou RebouçaAlvarinho (Minho), Valle Pradinhos (Trás-os-Montes), Dona Berta ou Quinta Frades (Douro), Quinta da Fata ou Lusovini (Dão), Companhia das Quintas ou Quinta Folgorosa (Lisboa), Adega de Almeirim ou a Adega do Cartaxo (Tejo), Adega Cantanhede (Bairrada), Sivipa ou Adega de Palmela (Península de Setúbal), Herdade da Mingorra ou J.Portugal Ramos (Alentejo), entre outras.

Do Algarve estarão presentes uma dúzia de produtores da região. Os vinhos da Quinta João Clara, da Quinta do Barranco Longo, da Quinta da Malaca ou da Quinta dos Vales são alguns dos nomes a reter para quem desconhece que a sul do país também se produzem excelentes néctares.

Do programa constam ainda workshops de iniciação à degustação de azeites, a apresentação da Rota dos Vinhos e o colóquio temático Conversas com Vinho. Os visitantes terão ainda oportunidade de ganhar prémios, assistir a vários apontamentos musicais previstos na programação da mostraou aprender a preparar uma sangria, entre outras surpresas.

A exposição de queijos, enchidos e doçaria regional complementa a celebração dos sabores aliados ao protagonista do certame: o vinho.

O evento terá igualmente um cariz solidário - uma das premissas da organizadora Bacchus. Para o efeito, através de uma parceria com a Delta Cafés, um stand desta marca será explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, com os lucros das vendas a reverterem a favor da instituição.

 

Fonte: Região Sul