Início\ Informação \ Notícias
Aveleda compra distribuidora em França para aumentar vendas
A empresa está interessada em comprar terrenos na região dos vinhos verdes para duplicar área de plantação.

A Aveleda comprou 51% da distribuidora francesa "Le Portugal de Saveurs" com o objectivo de fortalecer as suas marcas neste mercado. A empresa vende mais de um milhão de garrafas por ano em França, o terceiro maior mercado de exportação da Aveleda e onde as marcas Casal Garcia e Aveleda Vinho Verde são líderes entre os vinhos portugueses. Esta é a primeira distribuidora da empresa portuguesa no exterior.

"A Aveleda realizou este investimento como forma de desenvolver as suas marcas e aposta neste país", afirmou ao Diário Económico Martim Guedes, administrador da empresa. A aquisição da distribuidora, onde a Aveleda passa a ter uma palavra na gestão, possibilita "uma maior proximidade com o mercado" e "foi um passo decisivo para podermos continuar a crescer em França", acrescentou. O valor da operação é confidencial.

A empresa da família Guedes atingiu no ano passado um volume de vendas histórico, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 30 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7% face a 2013. Os lucros da Aveleda ultrapassaram no ano passado os seis milhões.

As exportações valeram 67% das vendas e, também pela primeira vez, ultrapassaram os 20 milhões. Estados Unidos da América e Alemanha representam juntos mais de 40% das vendas ao exterior. França pesa 10%, seguindo-se o Brasil e Canadá.

No total, os vinhos da Aveleda chegam a 70 mercados. "Tem-se verificado um crescimento de novos mercados, mas não ao nível do que se previa há uns anos", sublinhou Martim Guedes. Os mercados asiáticos continuam a ser especialmente difíceis.

Duplicar plantação

De acordo com Martim Guedes, a Aveleda está activa na compra de terrenos para plantação de vinhas na região dos Vinhos Verdes. A empresa possui actualmente 250 hectares nesta região e gostaria, "ao preço correcto, de comprar terrenos para duplicar esta área". A Aveleda tem focado o seu investimento na plantação da casta Alvarinho e afiança que tido excelentes resultados em Penafiel (onde fica a quinta principal) e Celorico de Basto. "Acreditamos muito na região e precisamos de ter mais área de vinha para garantir que crescemos com qualidade", sublinhou.

A Aveleda tem também apostado no lançamento de novos produtos, como é o caso do Casal Garcia Sweet, um vinho verde doce elaborado especialmente para o mercado alemão. A nível global, lançou no fim do ano passado o Aveleda Reserva - um alvarinho ‘premium'.

Portugal continua a ser o principal mercado da empresa. Segundo Martim Guedes, já se sente "uma inversão do ciclo e alguma recuperação no consumo". "Depois de alguns anos com muito foco em produtos de baixo preço, o consumidor está de novo a valorizar as marcas e a qualidade", sublinha.

Para este exercício, as perspectivas são animadoras. Martim Guedes estima um crescimento semelhante ao de 2014 na maioria dos mercados, impulsionado por uma maior distribuição da marca Casal Garcia e um fortalecimento na aposta da marca Aveleda.

 

Fonte: Económico / Sónia Santos Pereira