Início\ Informação \ Notícias
Garrafas de vinho com rolhas de cortiça vão estar identificadas no rótulo
Novidade deixada pela ministra da Agricultura na inauguração da Feira Internacional da Cortiça (FICOR), em Coruche.

As garrafas de vinho vão passar a estar identificadas no rótulo com a informação de que estão vedadas com uma rolha de cortiça. A novidade foi adiantada pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, na tarde de 28 de Maio durante a inauguração da FICOR, que decorre até este domingo em Coruche.

A medida, sugerida em 2013 pela própria ministra, vai passar a ser uma realidade o mais breve possível após a aprovação do regulamento. Na opinião de Assunção Cristas, esta é uma forma de valorizar o produto e contribuir para a economia verde. "A cortiça valoriza o vinho e o vinho valoriza a cortiça", salientou.

No dia em que se iniciou a retirada de cortiça, Assunção Cristas lembrou que Portugal é o número um na produção e exportação de cortiça. Em 2014, foram exportados 846 milhões de euros em cortiça e, no primeito trimestre de 2015, as exportações estão já a crescer cerca de seis por cento face ao período homólogo do ano passado.

De passagem por Coruche, Assunção Cristas informou que o governo vai dar pela primeira vez apoio às associações de produtores para terem a possibilidade de financiar tudo o que são os serviços de aconselhamento florestal, nomeadamente para a criação de organizações comerciais de produtores florestais. "Temos medidas de apoio no PDR2020 que vão ter início em Junho e estarão disponíveis para candidaturas", explicou.

Aos agentes da fileira, confirmou a ilegibilidade da cortiça no âmbito de acções financiadas pelos fundos europeus para informação e promoção de produtos agrícolas.

 

 

Fonte: O Mirante