Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 30 - maio 2015
07. Concurso Vinhos de Portugal 2015

N.º 30 >> maio 2015
O Essencial sobre o Setor Vitivinícola

 

07. Concurso Vinhos de Portugal 2015

O Concurso Vinhos de Portugal premiou os 303 melhores dos 1156 vinhos nacionais apresentados. O vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 foi considerado o Melhor Vinho de Portugal 2015.

Alentejo e Douro foram eleitos os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal, tendo arrecadado 5 medalhas de Grande Ouro. O Dão destacou-se em terceiro lugar com 3 medalhas de Grande Ouro.

Foram distinguidos 303 vinhos com 22 Grandes Ouros, 46 Ouro e 239 Prata.

Os 1156 vinhos em concurso foram avaliados por 22 especialistas internacionais, provenientes de oito países diferentes.

Dos vinhos avaliados, 60% obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha embora o Regulamento limite a 25% as medalhas a atribuir. De realçar também que pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata.

A médio prazo a ViniPortugal pretende que o "Concurso Vinhos de Portugal / Wines of Portugal Challenge" atinja notoriedade internacional, contribuindo para a promoção dos Vinhos de Portugal.

Nessa perspetiva, os vinhos premiados com Grande Medalha de Ouro serão preferidos nas ações de promoção internacional organizadas pela ViniPortugal, desde que as respetivas empresas disponham já de importador e distribuição, em especial nos mercados estratégicos estabelecidos no Plano de Marketing dos Vinhos de Portugal.