Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Projeto português é o mais sustentável da Europa
O projeto vinícola português Duorum Vinhos S.A. foi o grande vencedor europeu do prestigiado prémio 'Anders Wall', atribuído, anualmente, ao melhor projeto de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rura

Trata-se de um projeto do Grupo João Portugal Ramos Vinhos, alavancado pelos enólogos portugueses João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco e nascido da vontade de ambos de "desenvolver um projeto vinícola exclusivamente dedicado ao Douro" que, ao mesmo tempo, assegurasse a proteção da paisagem e comunidade envolvente.


Numa nota enviada ao Boas Notícias, a empresa explica que o projeto, iniciado em 2007, "sempre manifestou preocupações ambientais no que respeita à preservação da orografia e paisagem ancestral da Região Demarcada do Douro", bem como à inclusão no meio socioeconómico desfavorecido em que se insere. 

Os seus responsáveis têm apostado, portanto, "na criação de emprego, atração de visitantes, regeneração do património vitivinícola" e ainda na "preservação das diversas espécies de avifauna raras e ameaçadas presentes na propriedade, contribuindo para os objetivos europeus da rede de parques e áreas protegidas no âmbito do programa Natura 2000".


Este é o primeiro prémio internacional conquistado pelo projeto, que já foi, por várias vezes, galardoado em Portugal © Duorum/João Portugal Ramos Vinhos
 

O trabalho dos enólogos foi, agora, reconhecido com a atribuição do prémio 'Anders Wall', criado há já 13 anos pela Fundação Anders Wall Foundation em parceria com várias outras entidades internacionais e que se destina a distinguir modelos de gestão empresarial com impacto positivo a nível local, nacional e europeu e que contribuam "de forma positiva" para o desenvolvimento rural sustentável.
 

Esta é a primeira vez que o projeto Duorum é reconhecido além-fronteiras, mas o mesmo  conquistou já vários prémios internacionais, entre os quais o Prémio Empreendedorismo e Inovação atribuído, em 2008, pelo Ministério da Agricultura, os galardões Empresa do Ano e Viticultura do Ano da Revista de Vinhos, em 2012 e 2013, e o prémio Empreendouro da UTAD.
 

Em 2012, o Duorum aderiu também à Iniciativa "Business&Biodiversity", que junta um conjunto de empresários a nível europeu que desempenham a sua atividade tendo em consideração a preservação das espécies e da Natureza.        

 

Fonte: Boas Notícias