Início\ Informação \ Notícias
Benguela: Investidos mais de 130 milhões de euros na importação de vinhos
Cento e 32 milhões de euros, perto de 18 biliões de kwanzas, foram investidos na importação de vinhos, durante o ano de 2014, pelos importadores angolanos, soube a Angop da Associação de Vinhos de Portugal.

De acordo com o dossier da associação entregue à imprensa por ocasião da cerimónia de prova de vinhos, realizada na noite desta terça-feira, em Benguela, pela Adega Mayor, em relação ao ano de 2013 houve um decréscimo de 1, 9 porcento.

O documento adianta ainda que 93, 1 milhões de litros foram importados neste mesmo período de 2014, cujas importações ascenderam aos 95, 5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 72 porcento de investimento angolano.

Em declarações à Angop o presidente dos Vinhos de Portugal, Jorge Monteiro, disse que o principal objectivo dos eventos de prova é dar a conhecer a cultura do vinho luso às personalidades angolanas, bem como continuar a trabalhar nos 11 mercados já existentes.

A cerimónia de prova de vinhos juntou 44 produtores que apresentaram 215 diversos vinhos, onde a A Adega Mayor esteve presente com os vinhos Caiado, Monte Mayor, Reserva Comendador e Vinho 8.

Segundo um estudo realizado pela ViniPortugal, responsável pela organização do evento, Angola é o segundo maior mercado de vinhos em África e os vinhos lusos detêm mais de 90% da quota de mercado no país, o que certifica a qualidade e excelência da produção vinícola portuguesa.

A Adega Mayor, inaugurada em 2007, é a aposta do Grupo Nabeiro na área vitivinícola e surge como um projecto que une a arte do vinho à arte de Siza Vieira, numa homenagem à arquitectura do vinho e da vida. Com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e na Herdade da Godinha, em Campo Maior, a Adega Mayor tornou-se desde logo uma referência no enoturismo português ao ser a primeira adega de autor construída em Portugal.

Presenciaram a cerimónia o administrador municipal de Benguela, Leopoldo Muhongo, empresários e convidados.

 

Fonte: ANGOP