Início\ Informação \ Notícias
FATACIL 2015 será a maior de sempre
As novidades para a 36ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa - foram apresentadas na sexta-feira, 10 de julho, na Quinta dos Vales, em Estômbar.

Sob o tema «o vinho e a vinha», a organização espera receber cerca de 170 mil visitantes. A maior feira generalista a sul do Tejo vai decorrer entre 21 e 30 de agosto, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa e, como já é habitual, traz algumas novidades no programa. A apresentação decorreu na Quinta dos Vales, do produtor vitivinícola alemão Karl Heinz Stock, em Estômbar.

Luís Encarnação, presidente da direção da Fatasul - associação responsável pela realização da feira - e que volta a organizar o evento, explicou o tema. «O município elegeu 2015 como o ano da vinha e do vinho. Como tal, a FATACIL seguirá o mesmo tema. Por isso, faz todo o sentido termos escolhido este lugar emblemático e idílico que tão bem espelha a importância do vinho na tradição do nosso concelho».

A quinta, que ocupa cerca de 50 hectares, produz os galardoados vinhos «Marquês dos Vales», que anualmente têm conquistado prémios no concurso que se realiza durante o evento.

Aliás, um dos destaques este ano é que a FATACIL contará com um espaço especialmente dedicado aos produtores de vinho e com representantes da maior parte das regiões do país. «Depois do Lagoa Wine Show, um dos maiores eventos de vinhos realizado no nosso país, voltamos a ter Lagoa como capital nacional do vinho na FATACIL», explicou.

Em 2014, a feira contou com 600 expositores. O objetivo para 2015 é «chegar aos 700 e superar o número de 160 mil visitantes do ano passado».

Ainda relativamente ao ano passado, há a registar um aumento de mais de 50 por cento de bilhetes, vendidos face a 2013.

Outras novidades incluem uma nova disposição do palco principal que vai permitir somar um número maior de espetadores. E além do «palco Lagoa», existirá um terceiro, «o palco cultura».

Ficará localizado junto ao restaurante da FATACIL e o cartaz contará com atuações de ranchos folclóricos do Barlavento ao Sotavento algarvio.

Em termos gerais, a organização contabiliza um acréscimo de novos expositores na ordem dos 40 por cento, face ao ano anterior.

Em estreia vão estar também as festas after-hours com DJ's, a acontecer entre a 1h00 e as 3h00 da madrugada.
Ao contrário do que tem acontecido até aqui, este ano «todos os colóquios, palestras, seminários, tertúlias irão acontecer no espaço da feira e não fora».

André Sardet, responsável pela animação musical, anunciou os grandes cabeça de cartaz: Carminho (dia 21), Os Azeitonas (dia 22), David Carreira (dia 23), The Black Mamba (dia 24), Quim Barreiros (dia 25), Amor Electro (dia 26), João Pedro Pais (dia 27), Richie Campbell (dia 28), Daniela Mercury (dia 29) e o encerramento está a cargo de Anselmo Ralph (dia 30). Pedro Tatanka, vocalista dos The Black Mamba e Kika, do Factor X, fizeram também parte da apresentação e irão passar pelo palco.

Emídio Paias, de novo responsável pela organização do sector equestre, anunciou que o cavalo lusitano vai estar no centro das atenções. Estão programados diversos concursos, espetáculos e provas no picadeiro. Paias explicou que «a FATACIL é uma montra e nós queremos mostrar o que melhor se faz no Algarve».

José Graça, diretor adjunto da Direção Geral da Agricultura e Pescas do Algarve, destacou sobretudo a importância de dois pontos do programa: o concurso do mel, e «porque estamos no início de um novo quadro comunitário, vamos aproveitar para fazer um colóquio sobre o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020). Será feito um balanço do PRODER anterior e o seu impacto no Algarve, e apresentaremos medidas já em curso para o seguinte».

Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, explicou ainda que «este é um dos mais importantes eventos do Algarve e do país. Depois da enorme aposta que houve no ano passado em revitalizar o evento, e apesar do processo de extinção da Fatasul, a organização voltará a ser feita por esta associação pela última vez».

O bilhete diário custa 3,50 euros. E pela primeira vez estará também disponível uma pulseira que permite a entrada ao longo dos 10 dias pelo valor de 20 euros.
As acessibilidades também foram revistas e melhoradas, com um aumento de 5000 metros quadrados na capacidade total de 20000 metros quadrados dos parques de estacionamento disponíveis durante o evento.

 

Fonte: Baralavento / Sara Alves