Início\ Informação \ Notícias
“Dão Capital 2015” recebeu mais de 3.500 visitantes
Lisboa recebeu a segunda edição do “Dão Capital”, um evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e pela recentemente criada Rota dos Vinhos do Dão, que ao longo de dois dias recebeu mais de 3.500 visitantes

Os ‘anfitriões' foram os belíssimos salões do Palácio Foz, nos Restauradores lisboetas. O evento contou com uma enorme diversidade de visitantes: apreciadores, profissionais do comércio de vinhos e hotelaria, jornalistas e curiosos, entre eles muitos jovens e turistas. Destaque para os estrangeiros: alguns iam de propósito para provar vinhos de uma região que provavelmente desconheciam; outros já tinham provado um ou outro vinho da região e queriam ampliar os seus conhecimentos.

Eurico Ponces Amaral, da Quinta da Fata, disse-nos que a curiosidade dos estrangeiros sobre a região era muita e teve de explicar, juntamente com a sua esposa, Maria Cremilde, as particularidades do Dão. Outros produtores disseram-nos a mesma coisa.

E havia muito para provar: Ao longo de dois dias, 43 produtores deram à prova mais de 200 vinhos diferentes. Os sabores da região também marcaram a sua presença com 7 representantes: os queijos da Serra da Estrela, os enchidos e fumeiros tradicionais, a doçaria de Vouzela, as maçãs Bravo de Esmolfe, os patés e o mel. As duas provas de grandes vinhos (brancos e tintos) do Dão comentadas por especialistas da Revista de Vinhos, tiveram uma enorme adesão, tendo esgotado logo após a sua divulgação.

O interesse do público sobre os vinhos e sabores em exposição superou todas as expectativas, tendo-se assim cumprido com o objectivo deste evento: reforçar a notoriedade da Região do Dão e dar a conhecer os vinhos DOP Dão e Vinho Regional Terras do Dão, bem como os produtos endógenos de qualidade distinta do território.

O evento teve a produção da Revista de Vinhos, tendo sido co-financiado pelo QREN no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro/CCDRC e, na componente nacional, pela CVRDão e CIMDão Lafões.

 

Fonte: Revista de Vinhos