Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil caíram quase 10% no primeiro semestre
O consumo do tradicional produto português no mercado brasileiro está em queda, ao contrário da tendência global do vinho do Porto, que ainda apresenta crescimento. O Brasil permanece, contudo, como o 11º comprador mundial.

As exportações portuguesas para o Brasil estão em queda este ano e as vendas de vinho do Porto, um dos mais tradicionais produtos lusos, não são excepção. No primeiro semestre as exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro caíram quase 10%, segundo o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

No período de janeiro a junho deste ano as vendas de vinho do Porto no Brasil cifraram-se em 1,54 milhões de euros, menos 9,8% do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o IVDP. Um resultado que mantém o Brasil como 11º mercado global do vinho do Porto e o 10º maior mercado de exportação.

O comportamento das vendas de vinho do Porto para o Brasil seguiu a tendência de queda das exportações portuguesas, mas com menor intensidade, já que as exportações totais para o Brasil tiveram no primeiro semestre uma queda de 29%, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

Quanto ao vinho do Porto, a procura no mercado brasileiro apresentou na primeira metade do ano uma evolução distinta da que tiveram as vendas globais deste produto, que cresceram 1%, para 141,3 milhões de euros.

A França, apesar de uma queda de quase 3% nas suas importações, para 36,4 milhões de euros, permaneceu como o maior consumidor mundial de vinho do Porto. Em segundo lugar está o próprio mercado português, onde as vendas subiram 8%, para 21,4 milhões de euros.

No que respeita a outros grandes mercados compradores de vinho do Porto, no período de janeiro a junho houve uma queda de 9,9% na procura na Holanda, para 16,6 milhões de euros, enquanto na Bélgica as vendas subiram 2,4%, aproximando-se dos 16 milhões de euros.

Na lista dos dez maiores mercados mundiais de vinho do Porto estão ainda os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Em todos estes as vendas de vinho do Porto cresceram no primeiro semestre, com destaque para o mercado britânico, que subiu quase 22%.

A seguir ao Brasil, que é o 11º consumidor mundial de vinho do Porto, as vendas deste produto português têm como maiores compradores a Itália, Polónia e Suíça, todos com importações acima de um milhão de euros no primeiro semestre deste ano, segundo o IVDP.

 

 

Fonte: Portugal Digital / Jorge Horta