Início\ Informação \ Notícias
Tinto português faz ‘crashar’ site de vendas no Reino Unido
Se dúvidas havia sobre o poder de alguns media, essas dúvidas ficaram dissipadas com um acontecimento ocorrido no passado 4 de Julho, um Sábado.

No popular programa de cozinha Saturday Kitchen, da estação televisiva inglesa BBC, a Master of Wine Susie Berry recomendava um vinho tinto português. O vinho chama-se Porta 6, é da colheita de 2012 e é produzido pelas Caves Vidigal. O que aconteceu nos minutos seguintes é espantoso. A loja on-line do importador, a Majestic Wines, começou a receber encomendas em catadupa, de tal maneira que o site ‘crashou' pouco tempo depois. Uma fonte da Majestic disse à revista Drinks Business que, nesse curto período, a loja online bateu o recorde de visitas e negócios.

O Porta 6 era até agora um vinho pouco conhecido em Inglaterra. Foi feito com base em uvas de Tinta Roriz, Castelão e Touriga Nacional. No tal programa, Susie Berry sugeria que este vinho da região de Lisboa deveria harmonizar de forma brilhante com um churrasco de cordeiro que estava a ser explicado pelo chefe Adam Byatt. O apresentador do programa, James Martin, concordou com Susie e disse que o Porta 6 era dos melhores tintos que já tinha bebido nos últimos 10 anos em que trabalha no programa. E acrescentou que já tinha comprado três caixas na loja online da Majestic.

O programa começou às 10 da manhã e o site crashou às 11! Felizmente de forma breve.

Até ao meio-dia, a Majestic recebeu mais de 1.000 encomendas para o Porta 6. "Foi o período mais frenético na história do nosso site", disse a retalhista/distribuidora inglesa. Três horas depois do fim do programa, o stock do Porta 6 estava esgotado. Já agora, o vinho custa 7,49 libras (€10,50). Pior ainda, durante o resto do fim-de-semana a Majestic recebeu encomendas on-line para mais 30.000 garrafas (!). Por essa altura já a Caves Vidigal tinha recebido uma encomenda da Majestic para todo o stock que ainda existia.

Holly Ninnes, o gestor de compras da Majestic para  Portugal, disse à Drinks Business que "trouxe este belo tinto há seis meses - é tipicamente português, mas ainda mais suave e frutado. Espero que as pessoas gostem dele e assim possam descobrir também outros grandes vinhos de Portugal".

 

Fonte: Revista de Vinhos