Início\ Informação \ Notícias
UTAD e CCDR-N vão apresentar a “Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho” a 7 de setembro
A “Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho” será apresentada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) na próxima segunda-feira, 7 de setembro, pelas 19h00, na Quinta do Seixo, em Valença do Douro.

A sessão será presidida pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

Esta plataforma surge no âmbito do memorando de entendimento assinado em agosto entre a UTAD e a CCDR-N. Através dela pretende-se potenciar a utilização das infraestruturas científicas da UTAD e do Régia-Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia.

Em comunicado enviado à imprensa, a UTAD explica que, na plataforma, "serão envolvidos investigadores de diversos centros de investigação nacionais e internacionais relacionados com a cadeia de valor do vinho e do território, as competências multidisciplinares instaladas na UTAD e os centros de investigação da UNorte.pt."

O funcionamento da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho terá uma dotação de 1,5 milhões de euros por ano, canalizada pelo NORTE 2020, refere o mesmo documento.

De acordo com o memorando, pretende-se "criar uma forte interatividade entre as empresas, as instituições de I&D e as associações que representam o setor, fomentando a experimentação, a inovação e, ainda, concertar saberes especializados e informação do mercado."

Como objetivos da plataforma destacam-se "a competitividade, a internacionalização e atividades de incorporação de conhecimento e inovação para a fileira vitivinícola, para acrescentar valor e tornar o setor mais competitivo e sustentável ao nível económico, ambiental e social".

A criação de uma Comissão Científica Internacional  (International Advisory Group), composta por três investigadores internacionais líderes nesta área temática, "que funcionará até estar concluído o processo de criação da Plataforma e adotado o seu primeiro plano de atividades" será uma das primeiras medidas a tomar.

 

Fonte: A Verdade