Início\ Informação \ Notícias
Casta do Porto Santo vai produzir Vinho Madeira
A Cooperativa Agrícola do Funchal (CAF) está a desenvolver um projecto de criação de um vinho Madeira a partir de uma casta tradicional da ilha do Porto Santo, a listrão, com possibilidade de a primeira colheita sair em 2016.

Esta casta branca está em desuso na ilha, mas o projecto da CAF está a comprar uvas desde 2013 e tem conseguido "pequeníssimas quantidades" que têm sido acompanhadas por análises e estudos por parte do Instituto da Vinha e do Bordado da Madeira (IVBAM), disse o presidente da direcção, Coito Pita.

"A qualidade é excepcional e todos os enólogos que têm provado o vinho - que ainda não tem autorização para comercialização -, ficam surpreendidos pela qualidade do vinho listrão", afirmou.

O projecto surgiu da necessidade de inovar na área da vitivinicultura, "criando algo de diferente", dando corpo à criação de "um vinho Madeira do Porto Santo".

"Desde há três anos que estamos a desenvolver todos os esforços junto dos agricultores no sentido da compra de uva de castas europeias para a produção de vinho Madeira" e, relativamente ao Porto Santo, a CAF apostou na casta listrão, que estava "em extinção", dado ser um produto usado essencialmente para vinho de mesa e vendido a turistas na rua.

A CAF tem garantido a compra da uva, apelando o responsável aos agricultores para cultivarem mais, já que garante a compra "e saída das uvas que os produtores cultivem nos próximos anos".

O enólogo Francisco Albuquerque, da Madeira Wine, assegurou que a casta listrão poderá produzir "vinhos maduros", dadas as características dos solos da ilha do Porto Santo, idênticos aos do Alentejo.

"É uma casta tradicional do Porto Santo e produz vinhos mais maduros, com um grau potencial superior às castas da Madeira, devido ao tipo de solo, igual aos barros de Beja", explicou.

A possibilidade de nascer um vinho Madeira branco com menor acidez e rico em álcool é "uma aposta engraçada", já que "faz vinhos generosos muito ricos de açúcar residual", acrescentou.



Fonte: dnoticias.pt