Início\ Informação \ Notícias
Setúbal projeto vinha solidária, patrocinado pela Casa Ermelinda Freitas, de Palmela
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, participou, na sexta-feira, na 1.ª Vindima Solidária do Centro Jovem Tabor, em Setúbal, acção que se inseriu no Projeto Vinha Solidária, patrocinado pela Casa Ermelinda Freitas, de Palmela.

A iniciativa contou também com as presenças da presidente do Instituto de Segurança Social, Ana Clara Birrento, da proprietária da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas, e do presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Eugénio da Fonseca.

Leonor Freitas explica que o Projecto Vinha Solidária surgiu em 2013. "Existia um terreno desocupado em volta das instalações do Centro Jovem Tabor, nas Padeiras, onde plantámos um hectare de vinha, de uva moscatel", conta. A Casa Ermelinda Freitas investiu um montante total de 45 mil euros e tem acompanhado tecnicamente os utentes do centro no tratamento da vinha. "Achamos muito importante ter um projecto de reintegração e criar hábitos de trabalho às pessoas que passam pelo centro", considera Leonor Freitas, explicando que o objetivo do trabalho que tem estado a ser desenvolvido em parceria é "criar competências, na perspetiva de os utentes serem cada vez mais autónomos".

Na sexta-feira, foi tempo de colher as primeiras uvas nascidas desta vinha, num total de mais de mil quilos. Paulo Lourenço, presidente da direcção do Centro Jovem Tabor, explica que a vindima do primeiro ano é "destinada na totalidade ao Restaurante Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, e aos sem-abrigo da Cáritas Diocesana de Setúbal". "O protocolo de parceira efetuado entre o Centro Jovem Tabor e a Casa Ermelinda Freitas tem ainda como objetivo a formação dos jovens na área da viticultura e a aquisição de parte da uva para a produção de vinho Moscatel", refere.

 

Fonte: Setúbal na Rede