Início\ Informação \ Notícias
ADVID recebe distinção europeia
A ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, entidade gestora do Cluster dos Vinhos da Região do Douro, recebeu o certificado "Bronze Label of the European Cluster Excellence Initiative".

Esta distinção, atribuída pelo ESCA - The European Secretariat for Cluster Analysis - é um reconhecimento do trabalho realizado pelo Cluster dos Vinhos da Região do Douro a nível nacional e internacional e do sector, contribuindo para tal os seus associados e parceiros.

A ADVID reclama-se como o único Cluster a nível nacional no domínio do vinho, que reúne várias fileiras entre as quais, máquinas e equipamentos vitícolas e enológicos, fitofármacos, material vegetal, etc.

Para a obtenção deste reconhecimento a ADVID submeteu-se a um processo de avaliação, que consistiu na análise de 33 indicadores relacionados com a estrutura, modelo de governação, gestão do Cluster, serviços prestados, entre outros, tendo sido emitido um relatório de benchmarking que compara este Cluster com outros Clusters europeus da mesma categoria, e que permitiu a atribuição deste selo de excelência.

Refira-se ainda que a ADVID é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1982 por um grupo de empresas ligadas à produção e comércio de vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD). Dos seus associados consta muitas das grandes empresas do Douro e a direcção da ADVID está a cargo de José Manso, especialista em viticultura.

Este modelo, na sequência de candidatura apresentada em 2009 ao programa de Estratégias de Eficiência Coletiva, foi reconhecido por despacho interministerial, como Cluster dos Vinhos da Região da Região do Douro. O Cluster tem como missão dinamizar e consolidar o sector de produção de vinho na Região do Douro, através de uma estratégia tecnológica sustentável aplicada a todos os seus intervenientes.

Para atingir os objetivos estratégicos, o Cluster, em conjunto com os seus associados e parceiros, definiu um conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas, que visam inovação, qualificação e modernização das empresas do sector. Procura-se desta forma, a emergência de economias de aglomeração através da cooperação e do funcionamento em rede, entre as empresas e entre estas e atores relevantes (Universidades, Instituições e Empresas da fileira) para o desenvolvimento do sector e da região.

Hoje em dia conta com 176 Associados e 50 parcerias estabelecidas com diversos organismos de âmbito nacional e internacional, do sistema científico e tecnológico, governamentais, privados, associações empresariais e empresas, fomentando o trabalho em rede para o desenvolvimento de projetos e transferência de conhecimento.

 

Fonte: Revista de Vinhos