Início\ Informação \ Notícias
França elegeu Master of Port 2015
Denis Verneau é o melhor sommellier de Vinho do Porto em toda a França.

Denis Verneau é o melhor sommellier de Vinho do Porto em toda a França. Tem 45 anos e trabalha no restaurante La Mère Brazier, em Lyon. Além deste título, é também ‘Meilleur Ouvrier de France Sommellier'. Depois de um exame escrito e quatro provas práticas realizados por 11 semi finalistas do concurso Master of Port, foram selecionados quatro finalistas. Depois, no Cercle National des Armées, em Paris, perante um júri internacional e uma plateia cheia, foi a vez de demostrarem o seu conhecimento sobre Vinho do Porto e a Região Demarcada do Douro em cinco provas práticas. Considerado uma referência internacional, o Master of Port é promovido pelo Syndicat des Grandes Marques de Porto (SGMP) com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP), da Union des Sommelliers de France (USDF) e das empresas do sector.

Para Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, «importa sublinhar a importância do trabalho em rede que o IVDP desenvolve no mercado francês. Nesse quadro, é de realçar, a excelência do concurso Master of Port». Em edições bienais desde 1988, o concurso já premiou 16 profissionais e é, hoje, considerado o mais importante concurso para a profissão, não só em França como em toda a Europa.

O Master of Port é uma das iniciativas que pretende consolidar a presença do IVDP no mercado Francês. A França é desde 1963 o principal mercado para o Vinho do Porto, tendo representado, em 2014, 21% do volume de negócios da comercialização total deste vinho. Em França, o Vinho do Porto integra as cartas dos mais importantes restaurantes do país e faz parte do currículo formativo de 60 escolas de hotelaria.

 

Fonte: Maria joão de Almeida