Início\ Informação \ Notícias
Reguengos de Monsaraz organiza Conferência Internacional da Vinha e do Vinho
A Cidade Europeia do Vinho 2015 vai organizar nos dias 14 e 15 de outubro a Conferência Internacional da Vinha e do Vinho.

A Cidade Europeia do Vinho 2015 vai organizar nos dias 14 e 15 de outubro a Conferência Internacional da Vinha e do Vinho. No Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, especialistas de diversas áreas vão abordar temáticas como a viticultura, a enologia, o enoturismo, o marketing e a comercialização e o social media e marketing digital.

A Conferência Internacional da Vinha e do Vinho pretende ser um ponto de partida para a reflexão, assim como para a construção de know-how determinante para o setor vitivinícola, setor determinante para a economia local, regional e nacional. A sessão de abertura tem início às 10h, com intervenções de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Pedro Ribeiro, Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Francisco Murteira, Diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, e Francisco Rico, Vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho.

O programa integra às 10h45 a apresentação do tema "Alentejo 2020 - Oportunidades para o setor da vinha e do vinho", por Roberto Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Em seguida inicia-se o primeiro painel, que vai debater a "Enologia", terá como moderador João Afonso, redator da Revista de Vinhos, e as comunicações "Gestão do Oxigénio", por Fernando Zamora, professor da Faculdade de Enologia de Tarragona, e "Defeito ou feitio, como avaliar?", por Manuel Ferreira, professor do Instituto Superior de Agronomia.

Às 14h30 inicia-se o segundo painel, intitulado "Marketing & Comercialização, Tendências e Oportunidades", será moderado por Nuno Vale, Diretor de Marketing da ViniPortugal, e terá intervenções de Vasco d'Avillez, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, sobre "A importância e evolução da promoção do vinho", e do jornalista brasileiro Rogerio Ruschel, Diretor do blog In Vino Viajas, em décimo lugar no brasil em número de visualizações e com leitores em 124 países, que vai abordar o tema "Tendências de Comercialização do Vinho". Rogerio Ruschel é jornalista, publicitário e consultor, com Bacharelato em Publicidade/Propaganda e mais de 60 cursos de aperfeiçoamento e especialização em planeamento de comunicação, marketing, jornalismo, turismo, meio ambiente, entre outros, em universidades e entidades brasileiras, tendo ainda realizado estágios profissionais em propaganda, relações públicas, promoção e marketing direto em Nova Iorque, Toronto, Paris e Londres, em empresas do grupo Ogilvy.

O terceiro painel, sobre "Enoturismo", começa às 16h, e vai ser moderado por José Sarmento, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e responsável do Turismo de Portugal pelo desenvolvimento da gastronomia e dos vinhos enquanto produto turístico. Os oradores, Vitor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, vai falar sobre "A importancia do enoturismo na promoção internacional do destino Alentejo", Cláudia Ferreira, Diretora de Enoturismo da Quinta do Vallado, vai explicar o "Caso-estudo Quinta do Vallado", e Jane Gregg, dos Estados Unidos da América, vai abordar o tema "Experiências excecionais para turistas de vinhos". Jane Gregg tem o site Epicurean Ways e planeia e programa viagens para grupos nas áreas da gastronomia e dos vinhos em Espanha e na região do Douro. A fechar o dia haverá uma prova de vinhos.

Na quinta-feira, pelas 9h45, tem início o quarto painel, sobre "Viticultura", e será moderado por Maria João Cabrita, professora da Universidade de Évora. Neste painel haverá intervenções sobre "Desenhar e gerir vinhas para o futuro", por Rui Flores, gestor agrícola da Herdade do Esporão, "Novas tecnologias na gestão da vinha", por José Silva, professor da Universidade de Évora, e "A importância da arquitetura do terreno e da multiplicidade de castas em viticultura de montanha", por António Magalhães, Chefe de Viticultura da The Fladgate Partnership, holding das empresas produtoras e comerciantes de vinho do Porto Taylor's, Fonseca Guimaraens, Croft e Wiese & Krohn.

O último painel da conferência internacional tem início às 11h30 e vai abordar o "E-commerce, Social Media e Marketing Digital" O moderador do painel será Nuno Vale, Diretor de Marketing da ViniPortugal, e terá como oradores Ana Oliveira, responsável de marketing da The Wine Agency, que apresenta a comunicação "Invista na sua marca - Social Media & PR", e o blogger Anibal Coutinho vai falar sobre o "Blogger especialista".

O encerramento da conferência estará a cargo de José Arruda, Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, e Pietro Iadanza, Presidente da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho. Durante a tarde haverá visitas técnicas à CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, ao Esporão, à Ervideira e ao Monte dos Perdigões.

 

Fonte: Local.pt / Frederico Ribeiro