Início\ Informação \ Notícias
Profissionais holandeses do sector vínico aprofundam conhecimentos na Região da Madeira
O IVBAM recebe na Madeira até ao dia 23 de Outubro, um grupo de 13 profissionais do sector vínico holandês.

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM) recebe na Madeira, desde ontem e até ao dia 23 de Outubro, um grupo de 13 profissionais do sector vínico holandês com o objectivo de realizarem o 'Madeira Wine Ambassador Course'.

O grupo é constituído por 'sommeliers', importadores de vinhos, enófilos, 'wine educators' e profissionais da restauração que se deslocam à Região a expensas próprias.

Neste contexto, o IVBAM preparou um programa de carácter educativo sobre o Vinho Madeira que terá a duração total de 12 horas, com uma componente teórico-prático, e durante o qual serão abordados os seguintes conteúdos:a) Caracterização da Região Vitícola e da Região Demarcada da Madeira;
b) História do Vinho Madeira;
c) Métodos de Produção e Envelhecimento do Vinho Madeira;
d) Definição e caracterização dos diferentes tipos e estilos de Vinho
Madeira;
e) Formas de consumo, versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizações com a gastronomia.

A organização da visita deste grupo está a cargo da escola Holandesa 'Wijnstudio' e o programa também inclui a visita às empresas de Vinho Madeira, nomeadamente Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito, H.M.Borges, Justino's - Madeira Wines e Madeira Wine Company.

De referir ainda que a exportação para a Holanda no final do ano de 2014 foi de 61.118,85 litros, o que equivaleu a 282.304,17 euros.

 

Fonte: dnoticias.pt