Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil recuam 6,9% até setembro
As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro somaram nos primeiros nove meses do ano a cifra de 2,61 milhões de euros, um valor que fica 6,9% abaixo do registado em igual período do ano passado.

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro somaram nos primeiros nove meses do ano a cifra de 2,61 milhões de euros, um valor que fica 6,9% abaixo do registado em igual período do ano passado, de acordo com o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A queda das vendas até setembro está em linha com a tendência negativa das vendas de vinho do Porto no Brasil que já vinha sendo registada nos meses anteriores. No entanto, a descida tornou-se em setembro menos acentuada. De janeiro a agosto as exportações do tradicional produto português para o mercado brasileiro apresentavam uma queda de 7,5%.

À semelhança do que ocorria em agosto, em setembro o Brasil era o 11º mercado mundial de consumo de vinho do Porto, e o 10º maior mercado de exportações, segundo os dados mais recentes do IVDP.

A lista de maiores consumidores de vinho do Porto continua a ser liderada pela França, onde as vendas até setembro baixaram 5,3%, para 53 milhões de euros. Portugal é o segundo maior mercado, com um crescimento face a 2014 de 9%, para 40 milhões de euros.

O ranking de maiores destinos do vinho do Porto inclui ainda Holanda, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha.

 

Fonte: Portugal Digital