Início\ Informação \ Notícias
Semana de vinho português em São Francisco
De 13 a 20 de outubro São Francisco foi palco de quatro eventos protagonizados por vinho português. Dois exclusivamente dedicados aos vinhos portugueses e outros dois em que marcaram destaca presença.

A 13 de outubro esta cidade californiana acolheu um Portuguese Short Film Festival" (NYPSFF'15).

Um festival de 10 curtas-metragens a que cerca de 150 convidados assistiram no "Vogue Theatre", centenária sala de cinema de São Francisco.

Seguiu-se uma receção no Consulado-Geral de Portugal em São Francisco, com promoção da culinária e dos vinhos portugueses, sendo servidos Nórtico Alvarinho Vinho Verde 2014, Vera Vinho Verde 2014 e Twisted 2013.

A 15 de outubro decorreu a Prova Anual da ViniPortugal em São Francisco, tendo o Consulado-Geral de Portugal e a Delegação da AICEP em São Francisco contribuído com convites a personalidades, média e indústria.

Participaram um total 32 empresas nacionais, entre produtores vitivinícolas e trading, acompanhadas pelos presidentes da ViniPortugal, Jorge Monteiro, e do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão.

À mostra deste ano compareceram um excelente e qualificado número de profissionais do setor, entre importadores, distribuidores, restauração e média.

De destacar também o acertado posicionamento face à perceção do mercado, com a prova a ter lugar no antigo edifício do Banco da Reserva Federal, hoje conhecido como o Bently Reserve, local de renome para eventos de prestígio.

Esta prova consistiu em dois momentos distintos: uma Master Class seguida de uma prova livre.

A novidade este ano foi a realização de um segundo evento no dia seguinte, 16 de outubro, dedicado aos consumidores finais. No San Francisco Film Centre, procedeu-se a uma bem-sucedida iniciativa de casamento de vinhos portugueses com gastronomia local, The Perfect Portuguese Pairings, em colaboração com reputados restauradores de São Francisco.

A 20 de outubro, também em São Francisco, Califórnia, decorreu o Wine & Spirits Top 100 Tasting, celebrando as melhores prestações nas provas do ano transato da revista Wine & Spirit e com a presença de cinco produtores portugueses: Luís Pato; Niepoort; Quinta do Noval; Quinta do Vallado e Soalheiro.

Destaque sobretudo para um patrocinador português, na sequência de diligências da missão de diplomacia económica de Portugal em São Francisco: a startup tecnológica Invine.

Esta empresa dedicada a facilitar a gestão do armazenamento e venda de vinhos na restauração foi a única não produtora vinícola no certame, o que lhe conferiu grande visibilidade e sucesso na angariação de prospetivos clientes, incluindo dos mais prestigiados hotéis de São Francisco.