Início\ Informação \ Notícias
125 anos do espumante Bairrada em seminário
A região da Bairrada está a comemorar os 125 anos do início da produção de vinhos espumantes. Uma das iniciativas mais relevantes será a realização de uma conferência/seminário, a ocorrer dia 27 do Novembro, no Cineteatro de Anadia.

A sustentabilidade da viticultura na Bairrada e a diferenciação dos vinhos espumantes Bairrada serão os grandes temas em debate no seminário. Na mesa-redonda "Fileira do Vinho-Espumante, da Uva à Garrafa", estarão presentes, entre outros especialistas, Jaume Gramona, professor da Universidade de Rovira y Virgili, e Manuel Louzada, diretor do SPI Group.

As inscrições podem ser efetuadas através do portal da DRAPCentro em www.drapc.min-agricultura.pt.

Este seminário é uma iniciativa da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Rota da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Turismo Centro de Portugal.

Refira-se ainda que a produção de espumantes na Bairrada iniciou-se em 1890, por iniciativa do engenheiro agrónomo José Maria Tavares da Silva, nas instalações da então Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, em Anadia (hoje Estação Vitivinícola da Bairrada). Os conhecimentos adquiridos na altura e mais tarde, que foram passados a outros técnicos, ajudaram a que esta região se tornasse numa forte produtora de espumantes.

 

Fonte: Revista de Vinhos