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Atribuir maior valor ao vinho português foi o desafio lançado no Fórum Vinhos de Portugal
Plano de Promoção Comum para 2016, análise das exportações, desafios e oportunidades nos mercados prioritários, Enoturismo e I&D foram temas analisados no Curia Palace Hotel.

As exportações de vinho registaram um crescimento de 3,5 por cento em valor até Setembro, apontando para que 2015 seja um ano recorde, apoiado pela valorização dos mercados dos EUA e Canadá, que contrabalançaram a descida no Brasil e Angola. O crescimento sustentado e conciso dos últimos 12 anos foi uma das conclusões do Fórum Vinhos de Portugal que reuniu o sector em torno do debate e análise de temas prementes e da apresentação do Plano de Promoção Comum para 2016

O mercado dos EUA foi analisado, tendo sido colocado em evidência o perfil do consumidor e apresentados alguns exemplos de vinhos das mais diferentes origens, com sucesso no mercado norte-americano, o que permitiu aos participantes uma percepção do gosto do consumidor americano.

Foi ainda revelado um estudo sobre os espumantes que ilustrou o estado da arte deste produto em Portugal e em que se procurou demonstrar que esta categoria tem potencial de crescimento no quadro das exportações portuguesas para o mercado mundial.

A maior valorização do vinho nacional foi o desafio destacado para os próximos anos, tendo sido vincada nas várias intervenções a necessidade de um esforço conjunto para incremento do preço médio em detrimento da quantidade. Os Vinhos de Portugal conquistaram um forte reconhecimento internacional, nomeadamente junto das prestigiadas revistas norte-americanas, influentes em mercados âncora, pelo que este é o momento de cimentar o posicionamento diferenciador dos vinhos de Portugal.