Início\ Informação \ Notícias
Vinho do Porto é estrela no mercado de luxo francês
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) pretende apostar em segmentos de luxo e na formação dos intermediários de consumo. O mercado francês é desde 1963 o principal mercado para o Vinho do Porto.

O IVDP desenvolveu assim a Cimeira de Vinho do Porto no dia 9 de dezembro, às 19h30, no Hotel Mandarin Oriental Paris, para opinion leaders, jornalistas e especialistas franceses em vinho e gastronomia, que pretende mostrar as potencialidades de harmonização de vinhos do Porto premium com a gastronomia francesa de topo. Neste «Sommet du Porto», o chefe Thierry Marx, mestre em cozinha molecular, com várias estrelas Michelin no currículo, e o sommelier David Biraud, finalista do concurso "meilleur sommelier du monde", vão preparar harmonizações fora de série.

O IVDP desenvolve ainda um programa pedagógico para um melhor conhecimento do Vinho do Porto "Les vins de Porto: Connaissance des produits européens et interculturalité" que decorre em mais de 60 escolas de hotelaria francesas e em Associações de Sommeliers e Caviste. E também, o Concurso Master of Port, reconhecido pelos sommeliers como essencial no seu plano de formação para se tornarem os melhores sommeliers do mundo.

Recentemente, foi lançado o concurso Port Wine Digital Challenge, dirigido a bloggers e que pretende trabalhar as harmonizações com Vinho do Porto.

O objetivo é educar para o serviço correto e criativo de vinho do Porto, potenciando assim o consumo nos mais diversos segmentos de mercado.