Início\ Informação \ Notícias
Sommeliers brasileiros à conquista dos vinhos do Alentejo
A final da terceira edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil” decorre na próxima sexta-feira em Lisboa.

Esta iniciativa, promovida anualmente pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRS), visa aumentar a notoriedade e conhecimento sobre os vinhos da região alentejana no canal da restauração brasileira. Importa referir que entre 2012 para 2015, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram 30%, passando de 2,3 para três milhões de litros.

A primeira etapa do concurso realizou-se em Setembro no Brasil e envolveu 50 sommeliers das cidades de Belo Horizonte, Campinas, Recife e São Paulo. A final, que terá lugar no Hotel Epic Sana, envolve uma prova escrita à porta fechada e uma prova oral aberta à imprensa. O júri desta última etapa é composto pelo jornalista Rui Falcão, pelo crítico gastronómico Duarte Calvão e pelo presidente da direcção da CVR Alentejana Francisco Mateus. O concurso terminará com um almoço onde será anunciado o vencedor.

Os oito finalistas da prova chegaram hoje a Portugal onde deverão passar esta semana. O objectivo é que tomem contacto com a gastronomia, a história e a paisagem natural do Alentejo e, ao mesmo tempo, conheçam alguns produtores da região.

 

Fonte: Económico / Inês Queiroz