Início\ Informação \ Notícias
Alentejo no top 10 dos melhores destinos vinícolas do mundo
O Alentejo volta a surgir em destaque na imprensa internacional. A Wine Enthusiast Magazine elegeu, recentemente, esta região como um dos 10 melhores destinos vinícolas do mundo para visitar este ano.

Depois da Lonely Planet Traveller ter colocado a região portuguesa entre os 52 melhores destinos para uma escapadela de fim-de-semana em 2016, a Wine Enthusiast Magazine afirma que o Alentejo é a "região vinícola mais relaxada de Portugal", onde o "charme rústico" se cruza com "tintos prontos a beber". "Com quilómetros de vinhas e sobreiros, cidades históricas no topo de colinas e praias desertas, já para não mencionar a crescente variedade de hotéis e restaurantes, o Alentejo tem algo para oferecer a todos os visitantes", descreve o editor do artigo, Roger Voss.

A revista norte-americana deixa ainda várias propostas de locais a visitar, onde comer ou ficar. Desde um passeio por Arraiolos - onde é "imperdível" percorrer as lojas de tapeçaria regional "caso o espaço restante na bagagem o permita" - até uma visita à barragem do Alqueva para ver as estrelas e, claro, muitas sugestões de restaurantes e visitas a adegas.

Pelo meio faz referência ainda aos locais como, por exemplo, a Tasquinha do Oliveira (Évora), A Cadeia Quinhentista (Estremoz), o restaurante da Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), as adegas da Cartuxa (Évora), de João Portugal Ramos (Estremoz), da Herdade do Mouchão (Sousel), da Herdade do Rocim (Cuba),  e de Cortes de Cima (Vidigueira).

A publicação falou ainda com o enólogo Luís Duarte, que recomendou o restaurante da Herdade dos Grous (Albernoa), cuja especialidade são os pratos de porco preto e os vegetais orgânicos. Para se divertir, Lo enólogo sugere o lado do Alqueva: "É divertido beber um gole de vinho alentejano no lago".

Se quiser desfrutar de uma bela estadia no Alentejo, a Wine Enthusiast Magazine recomenda o M'AR De AR Aqueduto (Évora), o Convento do Espinheiro (Évora) e a Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa).

Na lista dos melhores destinos vínicos para 2016 da publicação estão ainda: Las Vegas (Estados Unidos), Bordéus (França), Margaret River (Austrália), Alto Adige (Itália), Paso Robles (Estados Unidos), País Basco (Espanha), Franschhoek (África do Sul), Burgenland (Áustria) e Ashland (Estados Unidos).

 

Fonte: Revista PORT.COM