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Vinhos Verdes exportam 52 milhões para 106 países
A região dos vinhos verdes, que exportava 15% da sua produção em 2000, no ano passado teve mais de 40% das vendas no exterior, o que equivale a exportações de 51,7 milhões de euros, mais 10% do que no ano anterior.

No ano passado, a região dos vinhos verdes registou exportações de 51,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10% face ao ano anterior.
 
Na frente de vendas ao exterior, destacou-se o mercado dos Estados Unidos, com um aumento de 31% a liderar com 12,5 milhões de euros, seguido da Alemanha (9,3milhões), França com mais 21% (seis milhões), Canadá com acréscimo de 16% (3,6 milhões), Brasil (2,8 milhões) e Suíça (2,2 milhões de euros).
 
As exportações de Vinhos Verdes chegaram a 106 países. Grande realce para o caso da Suécia, onde se verificou um crescimento de 36%. Apesar da crise económica que assola o Brasil, o crescimento neste mercado foi de 4%.
 
As exportações de vinhos verdes, que representavam apenas 15% da produção no ano 2000, valem agora mais de 40% do total do negócio, fatia que sobe para mais de 50% no caso dos brancos. Uma performance que surge na sequência da definição de "uma estratégia de vocação exportadora que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vem protagonizando através do plano de marketing anual"
 
Para 2016, a CVRVV "investe numa estratégia de longo prazo, encetada há mais de uma década, com objectivos evolutivos e resultados bem-sucedidos alcançados ao longo do tempo".
 
Nesse sentido, a região dos vinhos verdes vai investir 3 milhões de euros na promoção da Denominação de Origem Vinho Verde, na Indicação Geográfica Minho e no produto enoturístico Rota dos Vinhos Verdes.
 
Manter o crescimento em notoriedade e vendas em mercados orgânicos é o objectivo funcional para 2016, elegendo-se como mercados-alvo de promoção Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Brasil, Suíça, Reino Unido, Noruega, Suécia e Japão - "novidade que acresce maior dinamismo e orientação de vendas externas".
 
Grande objectivo: chegar aos 50% de exportações nos próximos três anos.
 
Para Manuel Pinheiro (na foto), presidente da CVRVV, "este é um momento de satisfação quanto aos mercados externos, mas também de reposicionamento no mercado nacional: em Portugal, os vinhos da região registam um crescimento na ordem dos 8,2% em volume e 11% em valor. Queremos reforçar esse posicionamento, continuando a investir na promoção externa", salienta este responsável associativo, em comunicado.
 
"Acima de tudo, queremos cimentar o papel dos vinhos verdes como embaixadores da marca Portugal. E esse é um trabalho que não pode deixar de ser também feito no mercado nacional", remata.(Notícia em actualização)

 

Fonte: Jornal de Negócios / Rui Neves