Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho -Porto elege o "TOP 10 dos Vinhos Portugueses
A Essência do Vinho, um evento internacional que decorre na cidade do Porto até domingo, 28 de Fevereiro, já elegeu o Top10 dos Vinhos Portugeses

Um tinto do Alentejo, um branco do Douro e um Vinho Madeira são os grandes vencedores da prova com júri internacional.

O júri internacional convidado da 13ª edição do "Essência do Vinho-Porto" não teve dúvidas na escolha

o vinho tinto Júlio B. Bastos Grande Reserva Alicante Bouschet 2012 (produzido em Estremoz, Alentejo, pelo produtor Júlio Bastos, na Quinta Dona Maria), o branco Mirabilis Grande Reserva 2014 (elaborado na Quinta Nova de N.Sra. do Carmo, no Douro) e o vinho fortificado Henriques Henriques Tinta Negra 50 Anos (um Vinho Madeira, da casa Henriques Henriques) são os grandes vencedores da prova "TOP 10 Vinhos Portugueses".

A prova teve lugar na quinta-feira de manhã, no carismático e único Salão Árabe do Palácio da Bolsa, horas antes da abertura ao público do evento "Essência do Vinho- Porto".

Mais de 30 jurados de 13 nacionalidades (Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Holanda,Hong-Kong, Polónia, Reino Unido, Roménia, Suíça e, óbvio, Portugal) entre jornalistas, bloguistas, sommeliers e wine educators, provaram um total de 53 vinhos, pré-seleccionados pela revista especializada WINE - A Essência do Vinho, tendo em consideração as melhores classificações atribuídas pelo painel de provas da publicação aos vinhos avaliados em 2015.

Em regime de prova cega, sem conhecimento prévio do vinho que estava a ser provado, a maioria da grupo internacional de convidados da nova edição do "Essência do Vinho - Porto" avaliou-os uma última vez.

Foram no total, 31 vinhos tintos, 13 vinhos fortificados (Porto, Madeira e Moscatel) e nove vinhos brancos.

Os vinhos brancos e os vinhos generosos obtiveram pontuações muito elevadas, pelo que o "TOP 10 Vinhos Portugueses" acabou por ser constituído por um total de quatro vinhos tintos, três vinhos brancos e três vinhos fortificados

Além dos grandes vencedores já citados, na categoria vinhos tintos o Quinta da Touriga Chã 2013 (Jorge Rosas, Douro) ficou na segunda posição, seguindo-se o Vinha de Lordelo 2011 (Domingos Alves de Sousa, Douro) e o Malhadinha Nova 2013 (Herdade da Malhadinha Nova, (Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano).


Nos vinhos brancos, a segunda posição foi partilhada pelos vinhos Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2014 (Vinussoalleirus, Vinho Verde) e Quinta dos Carvalhais Branco Especial (Sogrape Vinhos, Dão).

Por fim, nos fortificados, a segunda posição é partilhada pelo vinho do Porto Barros Colheita 1938 (Sogevinus) e pelo vinho Moscatel JMF Alambre 40 Anos Moscatel de Setúbal (José Maria da Fonseca).

Essência do Vinho-Porto termina neste domingo 28 de Fevereiro.




Fonte: Jornal Hardmusica / Zita Ferreira Braga