Início\ Informação \ Notícias
Grande Prova de Vinhos do Tejo
Os Vinhos do Tejo voltam a marcar presença no mercado do Brasil com duas provas de vinhos.

A primeira realizada no dia 23 de fevereiro, no Iate Clube no Rio de Janeiro, e a segunda, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no dia 25.

Este ano, estas provas organizadas pela CVRTejo e a Wine Senses, no âmbito do projeto "Caravana dos Vinhos do Tejo", contaram com a presença de quinze produtores da região do Tejo - Adega Cooperativa Cartaxo, Agro Bartoréu, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Companhia das Lezírias, Encostas do Sobral, Enoport United Wines, Fiuza & Bright, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta do Casal Branco, Quinta do Casal do Conde, Quinta do Casal Monteiro, Quinta da Lapa e Pinhal da Torre - que tiveram oportunidade de dar a conhecer, para um público selecionado, as novas colheitas e marcas que estarão no mercado em 2016.

Durante a Grande Prova realizaram-se atividades paralelas como a ‘Vino Bikes Tejo', a ‘Master Class Vinhos do Tejo' (Palestras com degustação), visitas comerciais, palestras junto dos supermercados Pão de Açúcar e a entrega dos prêmios Melhores do Ano 2016. 

Melhores do Ano 2016 - Rio de Janeiro: ‘Associação Brasileira de Sommeliers', ABS- Rio (Melhor Instituição de Ensino), AICEP (Divulgação e Promoção de Portugal no Brasil), ‘Adegão Português' (Melhor Restaurante Gastronomia Portuguesa), Marco Aurélio Lopes, Sommelier / Diretor ‘Quinta do Escanção' (Melhor Sommelier do Ano em Vinhos de Portugal), Ramon Justino (Sommelier do Ano), Ricardo Farias, Vice-Presidente ABS Rio de Janeiro (Personalidade Educação) e Marcelo Copello, Jornalista/ Diretor da Baco / Multimídia  (Personalidade Comunicação).

 

Melhores do Ano 2016 - São Paulo: ‘Universidade Metodista de São Paulo' (Instituição de Ensino), Maria Carolina Lousinha, da AICEP (Divulgação e Promoção de Portugal no Brasil), ‘Taberna 474' (Melhor Restaurante Gastronomia Portuguesa), Gustavo Cunha, Sommelier / Diretor ‘Adega Santiago' (Sommelier do Ano), Ivan Achcar, Chef de Cozinha do ‘Alma Gastronomia' (Chef de Cozinha do Ano), Luis Filipe Moraes, Sócio Gerente do restaurante ‘Adega Santiago' (Personalidade da Gastronomia, Cultura e Vinhos de Portugal), Bruno Airaghi, Diretor de Marketing do ‘Clube Paulistano' (Personalidade Comunicação).

 

Este ano o evento contou ainda com a presença do renomado e premiado chef português Rodrigo Castelo, proprietário do ‘Taberna Ó Balcão', em Santarém, Portugal, personalidade convidada pela CVRTEJO. O chef comandou um jantar no ‘Adegão Português' e um almoço no ‘Alma Cozinha' (SP), harmonizados aos vinhos do Tejo.

As Master Classes contaram também com a participação daquele que é considerado um dos melhores sommeliers brasileiros: Diego Arrebola.

Estes dois eventos contaram com um total de 1.200 visitantes, entre os quais profissionais que trabalham em importadoras, supermercados, lojas da especialidade, restaurantes e também jornalistas da imprensa especializada em vinhos e formadores de opinião, para além do público consumidor.

O projeto Caravana dos Vinhos do Tejo tem como objetivo a promoção e divulgação dos vinhos da região no Brasil e desde o seu início, há quatro anos, as vendas de vinhos da região cresceram cerca de 55 por cento.

"A Região do Tejo produz ótimos vinhos apreciados em Portugal e no mundo inteiro, pois são premiadíssimos em todos os mercados. Sua presença no importante mercado do Brasil cresceu 30 por cento, em 2015", afirmou Luís de Castro, Presidente da CVRTEJO.

"Temos verificado com agrado que os vinhos do Tejo estão cada vez mais bem aceitos pelos brasileiros e tudo isto se deve a sua qualidade", resumiu João Silvestre, Diretor Geral da CVRTEJO.

 

 

Fonte: