Início\ Informação \ Notícias
Mostra de vinhos de Albufeira vai bater recordes
Viticultores, enólogos, profissionais do sector da restauração e apreciadores terão a oportunidade de conhecerem mais de mil vinhos provenientes de várias regiões vitivinícolas portuguesas

O vinho é a grande atração, entre 6 e 9 de maio, em Albufeira. Durante quatro dias, a entrada será gratuita em todas as atividades a decorrer no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA). Os vinhos algarvios, este ano com um número recorde de inscrições, terão também um destaque especial.

«Temos tido sempre mais produtores a aderir. No primeiro ano estiveram presentes pouco mais de 40. Nesta edição contamos com 120 expositores. Só não podemos aceitar mais, porque o espaço físico é limitado. Além disso, o evento costumava decorrer durante três dias e, este ano, decidimos organizá-lo durante quatro», explica a organização, que espera receber um número recorde de 12 mil visitantes.

Um motivo de interesse para os profissionais do sector, enófilos e visitantes interessados é o Concurso de Vinhos Bacchus 2016, reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho, que atribui medalhas de ouro, prata e bronze nas diversas categorias em competição. Serão premiados tintos, brancos, rosés e licorosos, cujos prémios serão divulgados no jantar inaugural do evento.

O certame tem entrada gratuita e as provas são descomplicadas. Para degustar os vinhos expostos basta adquirir, por três euros, um copo no recinto. Do programa fazem parte demonstrações culinárias ao vivo (showcooking) de tributo à dieta mediterrânica harmonizados com diferentes vinhos, workshops, provas comentadas, cocktails com vinho, decantações de garrafas a fogo e sabre, e degustação de queijos, enchidos e doçaria regional.

Em simultâneo, a Confraria Bacchus de Albufeira promove o fórum intitulado «O vinho e a vinha no Algarve - Perspetivas, Caminhos e Percursos» com a participação de diversos oradores, agendado para 9 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira. Os visitantes podem ainda visitar, até ao próximo sábado, 7 de maio, a exposição «BeberArte» patente na Galeria Samora Barros de Albufeira.

Também aliado ao evento, vinte restaurantes do concelho participam na iniciativa «Semana enogastronómica Vinho & Sabores», que está a decorrer até 8 maio. A ideia é propor ementas especiais que harmonizam sabores locais com vinhos das várias regiões vitivinícolas patentes no certame. Os menus, independentemente dos restaurantes aderentes, custam 16 euros por pessoa.

A Confraria do Bacchus de Albufeira foi fundada em 2007 por um «coletivo de apreciadores da gastronomia e dos excelentes vinhos nacionais», com o intuito de «divulgar o vinho e o património cultural associado». Conta com 89 membros, promove um jantar todas as primeiras sextas-feiras do mês, em torno de um vinho de uma região vinícola.

A 8ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal tem o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, do Turismo do Algarve, da Agência de Promoção de Albufeira, do Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, do Agrupamento de Escolas de Albufeira, da Caixa de Crédito Agrícola, da Delta Cafés, do Albusado, entre outros patrocínios.

A mostra pode ser visitada, das 15 às 20 horas, nos dias 6 e 9 (sexta e segunda-feira) e, entre as 15 e as 21 horas, nos dias 7 e 8 (sábado e domingo).

 

Fonte: Barlavento / Sara Alves