Início\ Informação \ Notícias
Quinta do Portal venceu Concurso Vinhos de Portugal
O vinho tinto Quinta do Portal Grande Reserva Douro tinto 2011 conseguiu atingir o mais cobiçado prémio do “Melhor Vinho do Ano” do Concurso Vinhos de Portugal 2016.

Este vinho foi ainda considerado o "Melhor Vinho de Lote Tinto".

A distinção de "Melhor Vinho Tinto Varietal" foi atribuída ao Messias Clássico Garrafeira 2010, da Bairrada, enquanto o galardão de "Melhor Vinho Branco Varietal" foi para o Quinta de Linhares Azal 2015. Finalmente, vinho Vallegre Douro Reserva branco 2014, da Vallegre, destacou-se como o "Melhor Vinho Branco de Lote". Na categoria de vinhos licoroso, o Vinho do Porto Tawny de 1967, da Messias, foi eleito "Melhor Vinho licoroso com data" e o Vinho do Porto Kokpe Tawny 40 anos, da Sogevinus, foi classificado como "Melhor Vinho Licoroso com Idade".

No concurso, que decorreu entre Santarém (a primeira fase) e a Anadia (o Grande Júri), durante três dias, foram ainda atribuídas 29 medalhas Grande Ouro e no total foram premiados 333 vinhos nacionais.

O Ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos, esteve presente na entrega dos "Os melhores vinhos de Portugal" no Bussaco Palace Hotel, em cerimónia organizada pela ViniPortugal.

Na cerimónia marcaram presença os prestigiados especialistas internacionais Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer, assim como todo o júri que durante 3 dias selecionou os melhores vinhos entre os 1.350 apresentados na edição 2016 do Concurso Vinhos de Portugal. Este número foi um recorde absoluto.

O Douro conquistou 14 das 24 medalhas de Grande Ouro nos vinhos tranquilos e quatro Grandes Ouros na categoria dos Licorosos. Foram também premiadas com Grande Ouro nos vinhos tranquilos as regiões vitivinícolas do Alentejo, Bairrada, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo e Vinho Verde.

 

Pode consultar a lista completa no site da ViniPortugal.

 

Fonte: Revista de Vinhos