Início\ Informação \ Notícias
Prova de vinhos portugueses junta mais de 60 produtores lusos no Rio de Janeiro
O evento "Vinhos de Portugal no Rio", organizado pelos jornais O Globo e Público, começa esta sexta-feira no CasaShopping, na Barra da Tijuca, e prossegue até domingo, com várias atividades na agenda.

Esta sexta-feira uma nova edição do evento "Vinhos de Portugal no Rio" chega ao Rio de Janeiro para alegrar os amantes de uma bebida que a cada ano conquista mais os brasileiros. Promovido pelo jornal O Globo e pelo jornal português Público, o evento reunirá mais de 60 produtores de vinho de Portugal até domingo, 22 de maio, no CasaShopping, na Barra da Tijuca.

O evento será organizado em diferentes atividades. Uma das opções aos visitantes será visitar o Mercado de Vinhos, onde 66 produtores de diversas regiões de Portugal oferecerão uma experiência de degustação diferente. 

Durante duas horas, cada participante fará suas degustações em uma Smart Wine Glass, a "taça inteligente" que foi premiada no Wine Business Innovation Summit, na Alemanha. A taça contém um chip que registra cada vinho degustado. Na semana posterior ao evento, os participantes receberão por e-mail informações sobre os vinhos degustados, inclusive onde encontrá-los para compra.

Outra atividade será a prova de vinhos. Por uma hora, 30 participantes farão provas e harmonizações guiadas por representantes dos jornais Público (Pedro Garcias, Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho) e O Globo (Pedro Mello e Souza), juntamente com Dirceu Vianna Júnior, o único brasileiro que possui o título de 'Master of Wine', e Luís Lopes, editor da revista Vinhos de Portugal.

O crítico português Luís Lopes também ministrará o curso "Introdução ao Vinho Português", oficial da Academia de Vinho de Portugal, Viniportugal. Os participantes receberão certificado ao final do curso, que terá duração de uma hora.

Outra atividade para conhecer melhor os vinhos é a Zona Exclusiva de Prova de Vinhos do Porto Clássico, tintos, harmonização com doces, queijos e vinhos do Porto. Com uma hora de duração, a iniciativa leva os participantes, guiados por um sommelier, a provar alguns dos vinhos mais sofisticados das diferentes regiões.

O evento ainda contará com uma área de convivência com um lounge e uma loja de vinhos.

Realizado pelos jornais O Globo e Público, o Vinhos de Portugal no Rio tem o patrocínio do Senac, Deli Delícia e Casa Shopping; parceria da Vinhos de Portugal; e apoio da Universidade de Coimbra, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e Vinhos da Península de Setúbal. A produção é da DreamFactory.

Informações sobre horários, preços e disponibilidade de vagas para as atividades no site www.vinhosdeportugalnorio.com.br

 

Fonte: Portugal Digital