Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Lisboa exportaram 72 milhões de euros em 2015
Os Estados Unidos da América e a China são as grandes apostas de exportação dos vinhos da região de Lisboa.

Os vinhos da CVR Lisboa - Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa atingiram 72 milhões de euros em exportações no ano passado, apurou o 'Económico'.

A esta exportação em valor, correspondeu uma exportação com um total de 24 milhões de garrafas no ano passado.

De 2014 para 2015, as exportações dos Vinhos de Lisboa aumentaram 35% em volume e 50% em valor, com o preço médio por garrafa a subir de 2,7 para três euros.

Recorde-se que a região de Lisboa exporta actualmente 75% dos vinhos que são certificados.

Os principais mercados de exportação são a Noruega, Suécia, Finlândia, Canadá e Brasil.

No último ano, os mercados externos dos Estados Unidos da América e da China ganharam um grande relevo e vieram, de certa forma, substituir as exportações para Angola, que deixou de ser um mercado tão relevante devido à crise económica interna.

Incluindo o mercado interno, a região de Lisboa produziu no ano passado 120 milhões de litros de vinho, o que correspondeu a 25% da produção nacional. 

Já no primeiro trimestre deste ano, a região de Lisboa emitiu mais 13% de selos (de certificação de vinhos), em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros três meses deste ano, a CVR Lisboa certificou 8,5 milhões de garrafas de vinho, mais um milhão do que no período homólogo do ano passado. 

 

Fonte: Económico / Nuno Miguel Silva