Início\ Informação \ Notícias
Prova gigante de espumantes Bairrada
Na Bairrada faz-se espumante há mais de 150 anos, mas em Portugal ainda não se sabe muito sobre este fantástico e versátil vinho, bebendo-se, em muitos casos, na altura errada, com a companhia errada, com a temperatura errada e nos copos errados. Se é fã ou quer saber mais sobre as famosas “bolhinhas da Bairrada” reserve o primeiro sábado de Junho, dia 4, para ir até à cidade dos estudantes, pois é lá que vai ter lugar a 5.ª edição do “Refresh - Bairrada Meets Coimbra”.

O que se pretende seja uma verdadeira celebração do espumante, conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada e, a partir desta edição, tem lugar cativo para os espumantes ‘Baga@Bairrada', um projecto lançado em Julho do ano passado que, como o nome indica, é feito exclusivamente de uvas da casta baga e conta com sete referências: ‘Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto', ‘Marquês de Marialva Baga Bairrada Bruto', ‘Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée', ‘Primavera Baga Bairrada Extra Bruto', ‘Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada Bruto Natural', ‘Rama & Selas Baga Bairrada Bruto Natural' e ‘São Domingos Baga Bairrada Bruto'.

Está confirmada a presença de vinte "casas", todas elas com produtos certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada. Entre outras, constam desta lista nomes como: Adega de Cantanhede, Adega Rama, Aliança Vinhos de Portugal, Ataíde Semedo, Caves da Montanha - A. Henriques Lda, Caves do Solar de São Domingos, Caves Messias, Caves Primavera, Quinta do Ortigão, Caves São João, Idealdrinks - Crafted Portuguese Wines, Kompassus Bairrada Portugal, Pinho Leão Wines, Quinta da Mata Fidalga, Quinta das Bágeiras, Vinícola Castelar, e ainda as estreantes Quinta da Laboeira e Cave Central da Bairrada/M&M Espumante.

As provas de espumantes serão acompanhadas pela música envolvente e sedutora da violinista Noa, pela house music de Pedro Neves e pela batida do dj Rui Tomé. Localizado na margem sul do rio que lhe dá nome, o complexo das Piscinas do Mondego, que integra também um glamoroso restaurante, é o espaço ideal para a celebração do espumante numa altura em que se adivinha a chegada do calor. O ‘Refresh - Bairrada Meets Coimbra 2016' oferece-lhe a oportunidade de desfrutar de uma tarde e sunset em ambiente descontraído, bem como de provar alguns dos melhores espumantes da Bairrada.

O preço da entrada é de 3,5€ (com convite) ou 8€ (sem convite), com oferta do flute para as provas.Os bilhetes são comprados no local e no dia do evento.

 

Fonte: Económico / António Mendes Nunes