Início\ Informação \ Notícias
Vinho do Douro vai estagiar quatro meses em alto mar
Numa iniciativa promovida pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante, a produtora de vinhos Lua Cheia em Vinhas Velhas vai embarcar na próxima terça-feira três mil garrafas de um vinho DOC Douro num navio bacalhoeiro em direcção ao Canadá.

No dia 7 de Junho, três mil garrafas de um vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) Douro vão partir num navio bacalhoeiro do porto de Aveiro em direcção ao Canadá, regressando em Setembro.

"O vinho vai estagiar cerca de quatro meses em alto mar, a bordo do navio 'Coimbra'. O desafio surgiu do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, o qual aceitámos de imediato. Acredita-se que o 'vinho da volta', tal como era chamado, ganha características únicas, graças a um envelhecimento precoce, o qual é provocado pelo balanço e pela travessia oceânica", explica Manuel Dias, proprietário da Lua Cheia em Vinhas Velhas, em comunicado. 

O carregamento destas três mil garrafas irá decorrer hoje, pelas 16 horas.

O facto de estagiar quatro meses em alto mar vai proporcionar melhorias significativas na qualidade deste vinho, reserva especial de 2014, dando origem à futura comercialização do vinho 'Poseidon', o deus supremo do mar, segundo a mitologia grega.

Em tempos, também o vinho da Madeira era embarcado em barricas a bordo de veleiros para que estagiasse em alto mar e melhorasse a sua qualidade.

Inspirado nesta tradição, o produtor Lua Cheia em Vinhas Velhas resolveu aproveitar a boleia de um navio de pesca longínqua, que vai navegar até aos Grandes Bancos da Terra Nova, no Canadá, mas propriamente até St. John's, mais conhecido por São João da Terra nova pelos pescadores portugueses.

A chegada a este importante portos piscatório do Canadá está prevista para Julho próximo. Será aqui que este vinho será certificado, oficializando a viagem marítima do vinho.

Ao regressar a Portugal, em Setembro, as três mil garrafas serão rotuladas e vendidas no mercado.

Esta iniciativa conta ainda com a colaboração das empresas SAVEN - Sociedade abastecedora de Navios Aveirense e Empresa de Pesca de São Jacinto.

 

Fonte: Económico / Nuno Miguel Silva