Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Portugal reforçam promoção nos EUA
Os EUA continuam a ser o principal mercado de promoção dos vinhos portugueses. Assim, a ViniPortugal regressa a este mercado com a organização de duas provas em Boston e Seattle, nos dias 31 de maio e 7 de junho, e dois almoços harmonizados em Los Angeles e Austin.

Estas iniciativas pretendem reforçar a notoriedade e o conhecimento dos vinhos portugueses junto de importantes públicos deste mercado. 

De acordo com dados relativos ao fecho de 2015, os vinhos portugueses registaram um crescimento total de 16,3 por cento em valor e 7,6 por cento em volume.

Na prova de Boston, que será realizada no dia 31 de maio, participam 28 produtores que colocarão os seus vinhos em degustação, divulgando a autenticidade e a diversidade das castas autóctones nacionais. A prova será inicialmente dirigida a profissionais de trade do setor, abrindo depois a amantes e apreciadores de vinho, sendo esperada a participação de um total de 300 consumidores e profissionais de trade norte-americanos.

O seminário centrado no tema "Modern Portugal: Exploring Contemporary Approaches, Classic Grapes and Exciting Wines" antecederá a prova. O seminário será conduzido pelo Master Sommelier Evan Goldstein e será dirigido a 50 profissionais, contemplando a apresentação de 10 vinhos.

A Prova de Seattle terá lugar no dia 7 de junho, no The Rainier Club. Será igualmente precedida de um seminário, após o qual 18 produtores nacionais darão a provar os seus vinhos a 150 profissionais de trade do setor.

A ViniPortugal organiza ainda, pela primeira vez, dois almoços em Los Angeles e Austin, em que desafia um dueto de chefes - americano e português - a harmonizar os 13 vinhos apresentados com gastronomia portuguesa e americana. O objetivo é demonstrar a versatilidade dos vinhos portugueses, aumentando a sua notoriedade.

O Master Sommelier Evan Goldstein será o anfitrião dos eventos, nos quais 40 líderes de opinião locais do setor serão convidados a provar as harmonizações propostas. 

O mercado dos EUA possui um elevado potencial de oportunidade e crescimento para as exportações da produção nacional. É o alvo do maior investimento da promoção internacional de vinho português, uma vez que é um importante mercado de exportação para vinhos portugueses. Atualmente posiciona-se como o quarto principal destino das exportações de vinho português.