Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Trás-os-Montes em prova no Porto
Mont'Alegre, Casal da Fradissa, Encostas de Sonim, Quinta de Valle Madruga ou Valle Pradinhos são alguns dos vinhos de 15 produtores presentes.

Os vinhos Mont'Alegre estão em prova no Porto. O evento, dedicado aos vinhos de Trás-os-Montes, é promovido pelos "Cegos por Provas" em parceria com o Prova Wine Food & Pleasure, decorre sábado, dia 2 de julho, a partir das 16 horas, na Rua Ferreira Borges.

O enólogo Francisco Gonçalves apresenta Mont'Alegre Clássico Branco, Mont'Alegre Clássico Tinto e Montalegre Reserva Tinto - recentemente premiado no Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes 2016, sendo o vinho mais pontuado entre as cerca de 80 referências em prova.  

No evento poderá, ainda, conhecer os vinhos de 14 outros produtores daquele terroir, entre os quais Casal da Fradissa, Do-Joa, Encostas de Sonim, Head Rock, José Preto, Quinta das Corriças, Trovisco, Terras de Mogadouro e Valle Pradinhos, bem como Casal Faria, Encostas de Vassal e quintas de Arcossó, de Sobreiró de Cima e de Valle Madruga. A entrada tem um custo de 10 euros.  

Esquecida no tempo, a região de Trás-os-Montes é das mais antigas, apresentando ainda hoje vestígios de lagares cravados na rocha de origem Romana e Pré-Romana. Um "esquecimento" que ajudou a conservar "a estrutura original destes terroirs, como as vinhas centenárias que ainda hoje se podem encontrar mesmo à beira da estrada, ou as castas que melhor se adaptaram à região e que representam grande parte da sua identidade, dispersas pelas suas três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês".

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo