Início\ Informação \ Notícias
Moscatel vai a França e ganha novo título para Portugal. Desta vez somos Campeões Mundiais.
Um vinho português, o Moscatel Roxo de Setúbal, da Adega de Pegões, alcançou o título de Melhor do Mundo na 16ª edição do Muscat du Monde, em França.

A 16ª edição do Muscat du Monde decorreu na cidade de Frontignan-la-Peyrade, em França, e o vinho mais pontuado deste concurso dedicado exclusivamente aos moscatéis foi o Moscatel Roxo de Setúbal, da Adega de Pegões. Foi a primeira vez que um vinho desta casta específica - o Moscatel Roxo - venceu o almejado prémio.

Em 2011 já outro moscatel português, da casa Venâncio da Costa Lima, tinha alcançado o mesmo título mas com um Moscatel de Setúbal. Os vinhos moscatéis com DO (Denominação de Origem) de Setúbal dividem-se em dois géneros, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo de Setúbal, a partir das castas que lhe dão o nome.

A Concurso estiveram presentes mais de 20 países, que contribuíram com um número superior a 230 vinhos. O processo de selecção dos vencedores pertenceu a um painel com 55 jurados, divididos entre 45% de franceses e 55% internacionais. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por um moscatel australiano e um francês, respectivamente.

Ao todo foram atribuídas 29 medalhas de ouro, sendo que para Portugal vieram mais cinco: Moscatel Roxo de Setúbal - Casa Ermelinda Freitas, 2009; Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos - SIVIPA (estes dois presentes ainda no top 10 mundial); Moscatel de Setúbal - Adega de Pegões; Moscatel de Setúbal 2012 - Venâncio da Costa Lima e o Contemporal 2010 Moscatel Roxo de Setúbal - Adega de Pegões..

 

Fonte: Fora de Série / Bruno Lobo,