Início\ Informação \ Notícias
Vendas de vinho do Porto no Brasil desceram 25% no primeiro semestre
Exportações do tradicional produto português caíram nos primeiros seis meses do ano. Já as vendas de vinho do Porto em Portugal apresentaram um crescimento de quase 15% no período de janeiro a junho.

As vendas de vinho do Porto no mercado brasileiro sofreram no primeiro semestre deste ano uma queda de 25% em comparação com igual período de 2015, de acordo com os últimos dados publicados pelo IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

De janeiro a junho a faturação dos produtores de vinho do Porto com as exportações para o Brasil foi de 1,15 milhões de euros, o que confere ao mercado brasileiro um peso de 0,8% nas vendas globais de vinho do Porto.

O Brasil ocupava no final de junho o 13º lugar entre os maiores mercados mundiais do vinho do Porto, depois de noutros anos ter estado entre os 10 maiores consumidores globais do tradicional produto português.

No primeiro semestre as vendas globais de vinho do Porto foram de 139,4 milhões de euros, menos 1,2% do que no mesmo período do ano passado, indicam os dados do IVDP.

O maior mercado deste produto continuou a ser França, apesar de uma queda das vendas de quase 7%, para 34 milhões de euros. O segundo mercado é Portugal, com vendas de 24,6 milhões de euros até junho e um crescimento de quase 15% em termos homólogos.

No ranking dos dez maiores compradores de vinho do Porto estão ainda a Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Dinamarca e Espanha. O 11º comprador mundial é a Suíça, o 12º é a Itália e o 13º é o Brasil.

 

Fonte: Diário Digital / Jorge Horta