Início\ Informação \ Notícias
«Sommelier Wine Market», a primeira feira de vinhos com parceria dos escanções portugueses
No universo de feiras e eventos vínicos que hoje sucedem um pouco por todo o país, há que fazer a diferença. Por isso, a Market Makers associou-se à revista «O Escanção» e à Associação dos Escanções de Portugal e decidiu criar aquele que será um evento especial ao redor do vinho, que aproximará ainda mais os sommeliers do consumidor.

Está marcado para dia 8 de Outubro, sábado, das 11:00 às 20:30, e é a primeira feira de vinhos organizada em parceria com os escanções portugueses. O «Sommelier Wine Market» vai dar a conhecer os vinhos de alguns dos melhores produtores portugueses numa mostra diferenciadora, dedicada também a uma das profissões que merecem destaque: o sommelier. Assim, além dos vinhos, acrescenta-se ainda diversas actividades orientadas por estes profissionais, que irão abrilhantar o evento, além de outras surpresas.  
 
«O objectivo é dar a conhecer vinhos dos melhores produtores nacionais, mas também o papel e o trabalho dos escanções no processo de escolha dos vinhos, e a forma como hoje em dia trabalham nos restaurantes, em hotéis, distribuidoras ou através de negócios próprios de consultoria» afirma Andrea Valenti, da Market Makers. «Um evento ideal para quem quer conhecer melhor o mundo dos vinhos junto de quem sabe, provar as novidades e adquirir vinhos a preços mais acessíveis e com um aconselhamento profissional», remata.
 
Rodolfo Tristão, Presidente da Associação dos Escanções de Portugal revela-se igualmente satisfeito: «Estamos muito contentes por participar nesta iniciativa. Esta é a primeira feira organizada em parceria com os escanções e é uma forma de evidenciar cada vez mais a profissão junto dos produtores e dos consumidores. A ideia é continuar!»  
 
Por que se pretende que este evento tenha uma grande componente didáctica, durante o evento irão acontecer ainda workshop temáticos ministrados por conhecidos sommeliers / escanções, assim como um colóquio e ainda uma exposição dedicada à profissão.

Serão eles:
Sommelier Wine Tastings / Workshops  - Consistem em 4 provas de vinho com a duração de 1h30, que se realizarão durante o dia do evento, ministradas por reconhecidos escanções nacionais.
 
Colóquio «O Sommelier em Portugal - Papel actual e perpectivas de futuro» - Uma oportunidade de conversar sobre a profissão. Um momento onde as várias gerações de escanções poderão partilhar e debater ideias, numa perspectiva de contribuir para o futuro da profissão. A este debate poderão assistir sommeliers, empresários de restauração, distribuidores, mas também o público em geral.
 
Exposição «A história do Escanção em Portugal» - Uma pequena mostra do que tem sido feito em Portugal nesta área, os escanções que se destacaram ao longo do tempo e alguns objectos históricos que recordam a história do escanção em Portugal.
 
O Sommelier Wine Market será realizado no Espaço Amoreiras, na rua D. João V, em Lisboa (entre o Largo do Rato e o Amoreiras Shopping). Um local muito central em Lisboa, e com todas as condições para acolher este tipo de eventos, ar climatizado, wi-fi gratuito, multibanco, óptimos acessos e estacionamento subterrâneo. Um lugar com muito charme na cidade de Lisboa.

 

Fonte: Dinheiro Vivo