Início\ Informação \ Notícias
Vindimas com menos produção, melhor qualidade e produtores a pensar nos clientes
A colheita de vinho será melhor em relação à do ano passado devido às más condições meteorológicas que obrigam a outros cuidados na altura da colheita.

Certezas da colheita só lá para novembro que "este será um ano atípico nas vindimas". Menos quantidade é já uma certeza mas de qualidade elevada. Na Quinta da Alameda, em Santar, "a uva está a ser escolhida videira a videira e aqui o que se colhe é bom", adianta Carlos Rodrigues.

Subindo o rio Dão há mais certezas são outras. Casimiro Gomes, da Lusovini, não tem dúvidas de que "este vai ser um ano excecional".

Aqui a época das vindimas é também aproveitada para trazer clientes de todo o mundo, porque "só observando a vindima se avalia o potencial do Dão", adianta o enólogo que trouxe ao Dão meia centena de clientes da China, Japão, África e América do Sul.

A uva tem qualidade e produzirá vinhos de maior complexidade mas a qualidade será menor, prevê o Instituto da Vinha e do Vinho que estima que a produção na campanha 2016/2017 atinja uma quebra de 20% relativamente à campanha anterior. Um decréscimo global de produção, sustentado por todas as regiões vitivinícolas, à exceção da região do Algarve onde não se prevê variação.

 

Fonte: TSF / Amadeu Araújo