Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Portugal rumam à Suécia
De 10 a 13 de novembro na Sthlm Food & Wine, em Estocolmo.

A ViniPortugal A ViniPortugal associa-se a um evento de referência do mercado sueco: Sthlm Food & Wine, em Estocolmo, de 10 a 13 de novembro.  Vinte produtores nacionais participam no Sthlm Food & Wine, que constitui uma excelente mostra para os vinhos portugueses, dado que é integrada numa feira gastronómica de um evento focado no consumidor, estando prevista a participação de 30.mil visitantes em quatro dias.

Neste evento os produtores terão oportunidade de apresentar as suas novas colheitas aos clientes actuais e alargarem a sua base de clientes, bem como explorarem novas possibilidades de distribuição reforçando contactos com o mercado e estreitando os laços com o consumidor local.

Para potenciar o conhecimento dos vinhos nacionais através da degustação será realizada uma prova livre dos vinhos portugueses, que apresentará os melhores do Concurso Vinhos de Portugal -  medalhados com Grande Ouros e Ouros. Serão ainda promovidas duas Master Class, conduzidas pelo orador local Andreas Larsson, a primeira dirigida a consumidores e segunda apenas a profissionais, ambas privilegiarão a componente de educação sobre vinhos portugueses.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca "A Suécia sendo um mercado de monopólio não justifica a organização anual de uma Grande Prova como sucede nos EUA, RU, Japão ou Brasil, entre outros, razão pela qual em 2016 optámos por nos associarmos a um evento de consumidores. Julgamos que, com a notoriedade crescente que os Vinhos de Portugal vão tendo, trabalhar junto do consumidor pode ser um factor chave que influencie as opções de compra dos monopólios. A forma de trabalho do monopólio tem igualmente dificultado o progresso dos vinhos nacionais, não obstante o comprador do monopólio de vinhos portugueses ter apreciação muito favorável aos nossos vinhos. "

"A Suécia representa 2% das exportações portuguesas de vinho, tendo no primeiro semestre de 2016 registado um crescimento de 17,7% em valor" acrescenta o mesmo responsável.