Início\ Informação \ Notícias
Quinta de Santa Cristina distinguida com prémio “Best of Wine Tourism”
A Quinta de Santa Cristina foi distinguida pela associação internacional “Great Wine Capitals”, com o prémio “Best of Wine Tourism 2017”, a nível nacional, na categoria Experiências Inovadoras de Enoturismo.

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos - "Great Wine Capitals", associação que reúne atualmente dez das mais importantes regiões vitivinícolas do mundo, criou em 2003 os prémios Best Of Wine Tourism, que têm vindo a adquirir um grande reconhecimento internacional no sector dos vinhos e do enoturismo, pelo que o número e qualidade de candidaturas têm sofrido um aumento relevante.

A cerimónia de entrega destes prémios, que visam distinguir a excelência e as melhores práticas em enoturismo, em sete categorias diferentes, decorreu no Mosteiro São Bento da Vitória, no passado dia 10 de novembro, no encerramento da assembleia geral desta associação, que decorreu este ano no Porto, sob o tema Wine and Nature.

Situada em Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina faz parte da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, usufruindo de uma envolvente única entre as serras do Marão e Alvão.

A adega alia a modernidade à tradição, com um design atual, integrado na paisagem, sem descurar elementos tradicionais como a pipa de vinho, que em formato estilizado serve de entrada para a adega, ou o lagar de pedra onde ainda se realiza a tradicional pisa a pé.

Na Quinta de Santa Cristina, os visitantes podem usufruir de experiências autênticas e únicas, que permitem o contacto direto com o mundo do vinho verde, a natureza e a gastronomia local. Atualmente, mediante marcação antecipada, é possível realizar visitas guiadas às vinhas e adega, provas de vinhos ou espumantes, piqueniques, percursos pedestres, plantar a sua própria videira, fazer um passeio de segway ou de veículo 4x4 pelas vinhas. Para os mais aventureiros, estão também disponíveis atividades como kayak ou outras atividades radicais resultantes de parcerias com empresas da região. 

Liliana Pereira, responsável de enoturismo da Quinta de Santa Cristina, afirma: "É para nós uma honra receber esta distinção tão relevante para o enoturismo na Quinta de Santa Cristina. Este prémio contribuirá para aumentar a notoriedade e reforçar a posição da Região Demarcada do Vinho Verde no panorama do enoturismo Português, atraindo cada vez mais visitantes a esta região onde são produzidos vinhos únicos no Mundo."

 

Sobre a Associação Great Wine Capitals e os prémios Best of Wine Tourism:

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos - "Great Wine Capitals" é uma associação que reúne atualmente dez das mais importantes regiões vitivinícolas do mundo, sendo a única que abarca os designados "Velho" e "Novo" mundo do vinho: Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e Verona (Itália), o mais recente associado. Fundada em 1999, a Rede promove intercâmbios turísticos, de educação e de negócios entre as internacionalmente conhecidas regiões vinícolas, com o objetivo de alcançar a excelência no enoturismo.

O prémio Best Of Wine Tourism foi criado para distinguir os agentes promotores de enoturismo de cada cidade-membro que se distinguiram em termos de excelência das suas infraestruturas em diferentes categorias: Alojamento, Restauração/ Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagens, Arte & Cultura, Experiências Inovadoras de Enoturismo, Serviços de Enoturismo e Práticas Sustentáveis em Enoturismo, proporcionando ao visitante experiências de qualidade.

 

Fonte: Quinta de Santa Cristina | Press Release