Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 49 - agosto / dezembro 2018

N.º 49 >> agosto / dezembro 2018

Cidade Europeia do Vinho | Torres Vedras/ Alenquer

 

Em 2018 Torres Vedras/Alenquer partilharam a distinção de representarem a Cidade Europeia do Vinho concedida pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).

 

A RECEVIN realiza anualmente um concurso rotativo entre as cidades mais emblemáticas na produção vitivinícola de oito países participantes: Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia.

 

Torres Vedras e Alenquer são duas Denominações de Origem Controlada (DOC) da região de Lisboa. Território(s) também de replantação das vinhas, numa auspiciosa combinação entre castas nobres e estrangeiras que resultam na afirmação de aromas muito característicos. Zona ainda de reestruturação de espaços onde coexistem na paisagem as tradicionais adegas de quintas seculares emblemáticas a projectos arquitectónicos contemporâneos; sóbrios e elegantes como a Adega Mãe.

 

Matt Kramer escreveu na Wine Spectator : “Portugal é hoje em dia, o lugar vinícola mais entusiasmante do Mundo”. Torres Vedras e Alenquer afirmam-se no presente como áreas geográficas da rede de enoturismo além-fronteiras (europeu e mundial).