Início\ Informação \ Notícias
Reunião Técnica no IVBAM - Planos de Controlo DO/IG
Esta ação, decorreu no Funchal nos dias 20 e 21 de janeiro

No âmbito do processo de implementação do novo Plano Nacional de Controlos do setor vitivinícola para os produtos certificados com DO/IG, uma equipa do IVV (Maria João Fernão-Pires, Maria João Amaro e Orlando Salgueiro) deslocou-se ao IVBAM, IP-RAM para uma ação de formação aos técnicos da Direção de Serviços de Controlo e Certificação deste Instituto.

 

Esta ação, que decorreu no Funchal nos dias 20 e 21 de janeiro, visou esclarecer e transmitir os conhecimentos necessários sobre o novo Plano de Controlo e respetivos procedimentos.

 

Para além das questões relacionadas com a preparação do Plano Anual, a submeter ao IVV, referente às DO/IG da RAM, foram abordadas diversas questões relativas à execução prática das diretrizes da Orientação Técnica nº 1/2019 emitida pelo IVV, I.P..

 

O Plano Nacional de Controlos visa estabelecer requisitos mínimos de controlo das DO/IG a nível nacional, bem como harmonizar conceitos, procedimentos de execução e de reporte de resultados por parte de cada um dos Organismos de Certificação.

 

No dia 21 à tarde teve ainda lugar uma breve reunião com representantes das empresas produtoras de Vinho da Madeira, com o objetivo de os sensibilizar para a importância da implementação do Plano de Controlos, dando a conhecer as novas orientações quanto aos controlos dos produtos certificados DO/IG.