Início\ Informação \ Notícias
XIX Assembleia Geral da OIV
No decurso da XIXª Assembleia Geral da OIV que se realizou no dia 12 de julho de 2021, em Paris, os Estados Membros procederam à eleição do Presidente da OIV para o próximo triénio, bem como dos Presidentes das 4 Comissões e das 2 Subcomissões.

Luis Peres de Sousa foi eleito Presidente da Subcomissão de "Uvas de mesa, passa e dos produtos não fermentados da videira” da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

Luis Carlos Ferreira Peres de Sousa é Professor Adjunto Escola Superior Agrária de Beja (ESAB) do Instituto Politécnico de Beja, Presidente do Conselho Técnico e Científico (CTC) da CNOIV e Coordenador do Grupo de peritos Nacionais de Viticultura da CNOIV.

 

Para Presidente da OIV, foi eleito o Professor Luigi Moio da Itália, sucedendo assim a Regina Vanderlinde do Brasil.

 

Envolvido nas atividades da OIV há cerca de 23 anos, Luigi Moio (Professor de enologia na Universidade de Nápoles e Diretor da Secção de Ciências da Vinha e do Vinho da mesma Universidade), de 2009 a 2014 foi Presidente do Grupo de Peritos em Tecnologia (TECHNO) da OIV e de 2015 a 2018 foi Presidente da Comissão II - "Enologia", tendo vindo a desempenhar nos últimos 3 anos, o cargo de2º Vice-Presidente da OIV.

 

‎‎Durante esta Assembleia Geral da OIV foram também eleitos os Presidentes dos órgãos científicos:

 

Presidente da Comissão I "Viticultura": Ahmed Altindisli (Turquia)

 

Presidente da Comissão II "Enologia": Fernando Zamora (Espanha)

 

Presidente da Comissão III "Economia e Direito”: Yvette van der Merwe (África do Sul)

 

Presidente da Comissão IV “Nutrição e Saúde”: Pierre-Louis Teissedre (França)

 

Presidente da Subcomissão de “Métodos de Análises": Manuel Humberto Manzano (Argentina)

 

Presidente da Subcomissão de "Uvas de mesa, passa e dos produtos não fermentados da videira”: Luis Peres de Sousa (Portugal)

 

‎Destaca-se ainda que a XIXª Assembleia Geral da OIV aprovou‎‎ 19 resoluções e adotou o ‎‎russo como a 6‎‎ª língua oficial‎‎ do OIV. Uma oportunidade também, para o governo francês propor Dijon como cidade-sede para a ‎‎nova sede da OIV.