Promoveu a modernização e disponibilização de serviços mais eficientes e eficazes e de maior qualidade, com maior proximidade com o público e os parceiros de referência, considerando prioritário a melhoria e o desenvolvimento de novas funcionalidades do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIvv), com vista a privilegiar a via eletrónica e a desmaterialização dos processos.
A todos os níveis, o setor e de acordo com vários estudos realizados, considerava que Portugal tinha uma clara ausência de imagem enquanto país produtor de vinhos de qualidade, revelando-se da máxima importância a criação de uma “marca umbrella” para os Vinhos de Portugal, por forma a promover a notoriedade do país como produtor, contribuindo para gerar valor acrescentado aos nossos produtos.
Durante a sua vigência, o IVV, I.P. encarou a criação e manutenção sustentada da imagem/marca para os vinhos de Portugal como uma tarefa prioritária tendo, para o efeito, criado um grupo de trabalho com técnicos de marketing, que colaborou na construção do briefing da marca para os ´Vinhos de Portugal, a entregar a agências criativas.
Pretendia-se a criação de uma marca global, constituída por um logótipo e assinatura, que estabelecesse um paradigma para os vinhos portugueses, assente no sabor, com relevância para o consumidor, suportado pelos fatores de diferenciação identificados para os vinhos portugueses e para tal foi efetuado o convite a 7 agências criativas para a apresentação de propostas, tendo sido pré-selecionados numa primeira fase, dois concorrentes, através de concurso, sendo o júri constituído por individualidades com renome no sector nacional e internacional, nomeadamente do mercado dos EUA. Numa segunda fase, as 2 propostas selecionadas, foram submetidas a um teste de mercado junto do consumidor final, no mercado dos EUA tendo sido criada a imagem da WOP.
Deu especial enfoque à legislação de suporte aos apoios à promoção do vinho e dos produtos vínicos no mercado interno, quer pela exigência de uma maior articulação com os apoios comunitários previstos para a promoção em países terceiros, quer pela introdução de novos procedimentos para a apresentação, seleção, acompanhamento e avaliação dos programas de promoção, por forma a desenvolver sinergias e maximizar os resultados da utilização dos fundos públicos que lhe são destinados.
O Conselho Diretivo do IVV,I.P., e os demais colaboradores apresentam as suas sentidas condolências à família.
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