Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 4
01. Marca "WoP"

N.º 4 >> Agosto 2010
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

01. Marca "WoP"

Na sequência do trabalho conjunto de diversas entidades do sector vitivinícola, a Marca “Vinhos de Portugal / Wines of Portugal”, foi criada com o objectivo de potenciar a afirmação dos vinhos portugueses no mercado internacional.

A eficácia deste sinal distintivo e promocional, requer, todavia, que o seu uso pelos agentes da promoção (empresas e outras entidades envolvidas na promoção) obedeça a uma gestão criteriosa que permita assegurar a sua boa utilização, de forma consistente e estruturada, para que a mesma possa corresponder aos objectivos para que foi criada e para benefício de todo o sector vitivinícola.

Para tal foi publicado em 3 de Maio, o Despacho nº 7704/2010, que constituiu a Comissão Executiva da Marca, composta por um representante do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P, que preside, um representante do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. e um representante da Viniportugal.

Da sua missão, destacam-se, de entre outras, o estabelecimento das normas a que deve obedecer o uso da Marca WoP pelos agentes, através da criação dum Manual com as Regras de Utilização da Marca, a coordenação do Plano Anual para a promoção da Marca, e a gestão dum Banco de Dados e Materiais a disponibilizar para os eventos de animação associados à promoção da Marca, garantindo assim o acesso do público e a boa utilização dos recursos, bem como a definição da estratégia da comunicação da Marca VdP/ WoP, fundamental à sua consolidação.

Concluído o Manual de Posicionamento da Marca, dentro de dias irá ser divulgado o Manual com as Regras de Utilização da Marca, quer para as entidades promotoras como para os operadores, complementado com o lançamento da plataforma online de suporte.

O site Wines of Portugal, encontra-se em desenvolvimento, estando previsto que fique on-line, até ao final do mês de Agosto.