Início\ Informação \ Notícias
IVDP promove acções para conquistar mercado asiático
Defesa da Denominação de Origem Douro Porto no Japão

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) avançou, esta semana, para o Japão. Entre 11 e 14 de Novembro, serão desenvolvidas várias iniciativas junto do público japonês, com o objectivo de aumentar os seus conhecimento sobre estes produtos e a importância das Denominações de Origem nos produtos de qualidade e origem europeus e, em sequência, incrementar as suas vendas neste mercado asiático.

Com arranque em Fevereiro de 2008 e com duração até Fevereiro de 2011, esta acção insere-se no projecto multi-países e plurianual apoiado pela União Europeia sob o título "Jukusei Europe, Information and Promotion Actions for Parmigiano Reggiano, Prosciutto di Parma and Port and Douro Wines and for the PDO/DOC system" que junta ao IVDP a Consorzio del Prosciutto di Parma, CPP, de Itália e o Consorzio del Formaggio Parmigiano Reggiano. Tudo com o objectivo de proteger os produtos DOP (denominação de origem protegida) e IGP (indicação geográfica protegida) nos quais se inserem os vinhos "VPQRD - Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada".

São 3,3 milhões que têm como mercado alvo o Japão onde se pretende incrementar a penetração e distribuição dos produtos (Parmigiano Reggiano, Prosciutto di Parma, Vinhos do Douro e do Porto) e aumentar a quota do mercado, procurando novos consumidores e conseguindo um aumento na procura. Visa também divulgar o conceito de produtos de Denominação de Origem (DOC, DOP e IGP), num mercado onde o seu conhecimento é débil.

Programa:

11 de Novembro

Primeiro seminário na Academie du vin no bairro de Omotesando. Apresentação para sommeliers sobre o IVDP, Vinho do Porto, categorias e como consumir, seguida de uma sessão de provas. O seminário é efectuado por Paulo Russell-Pinto e a prova pelo Sr. Yano. Este seminário é efectuado para profissionais que já possuem o título de sommeliers e a Academie du Vin é a mais prestigiada escola de vinhos do Japão. O Sr. Yano venceu o concurso de Mestre de Vinho do Porto em 97.

12 de Novembro

Reunião com importadores no restaurante Vila Moura, no bairro de Akasaka. Será efectuada uma reunião de avaliação das actividades, das preocupações e propostas dos importadores, sommeliers de vinho do Porto no Japão e AICEP.

13 de Novembro

2 Seminários sobre vinho do Porto para imprensa (especializada e generalista), no restaurante Vila Moura, em Akasaka.

Seminário Porto e Qeuijo Parmigiano Reggianno no TWS de Kamyiacho. O orador será o Sr. Nakabaiashi, embaixador de vinho do Porto e grande apoiante das actividades do IVDP no Japão.

14 de Novembro

Seminário e Prova de Vinho do Porto e Queijo Parmigiano Reggiano. Paulo Russell-Pinto, Yuji Baba, Simone Ficarelli e Sra. Masako, farão o seminário, muito interactivo.

Fonte: Agroportal